Esportes

Inter ou Grêmio? Saiba quem vai enfrentar o Avenida em Santa Cruz no Gauchão

Nova taça tem formato de cuia
Foto: Divulgação

O calendário do Avenida no Gauchão 2023 está definido. O Congresso Técnico da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) foi realizado na manhã desta quinta-feira, 10. A estreia do Periquito será contra o Novo Hamburgo, fora de casa, no dia 15 de janeiro. E já na segunda rodada, a torcida poderá torcer nos Eucaliptos. A estreia em casa será contra o Internacional.

O sistema de disputa segue o mesmo. As 12 equipes jogam entre si em turno único. Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais, decididas em dois jogos, assim como a grande decisão, marcada para 9 de abril.

LEIA MAIS: Avenida deve ter zaga do acesso no Gauchão

Publicidade

De acordo com o presidente Jair Eich, já havia uma confirmação prévia que a sequência de jogos seria a mesma de 2022, apenas com a inversão dos mandos de campo. O Avenida ocupou a vaga do rebaixado União Frederiquense. “Teremos um início difícil. Vamos jogar fora na estreia e depois teremos o Internacional e o Ypiranga em casa, com o Juventude fora na quarta rodada. Queremos entrar forte na competição para brigar pela classificação”, salientou.

LEIA MAIS: Time de primeira! Avenida está de volta ao Gauchão

A utilização do árbitro de vídeo (VAR) está prevista para começar a partir das semifinais da competição. Os clubes poderão inscrever até 50 atletas. Novas inscrições ou trocas na lista devem ser realizadas até 24 horas antes do início da 9ª rodada. “Fico contente em ver presidentes e representantes das equipes que irão disputar o Gauchão 2023. Dou as boas-vindas a todos e também saúdo e parabenizo o Esportivo e Avenida pelo acesso”, declarou o presidente Luciano Hocsman.

Publicidade

Nova taça com elementos tradicionalistas

O novo troféu tem design moderno e dinâmico e valoriza elementos tradicionais da cultura e orgulho gaúchos. A parte superior da taça rende uma homenagem em seu formato a uma cuia de chimarrão. O topo tem 18 gomos que remetem à data de fundação da FGF, em 18 de maio de 1918.

Ave símbolo do Estado, o quero-quero também está presente na taça, em uma referência a sua presença marcante nos gramados durante as partidas. Conhecida como a Sentinela dos Pampas, a ave aparece envolvendo a taça. Na base, o mapa do Estado ganha destaque juntamente com a frase que pertence ao Hino Rio-Grandense: “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Confira os jogos:

1ª rodada – Novo Hamburgo x Avenida
2ª rodada – Avenida x Internacional
3ª rodada – Avenida x Ypiranga
4ª rodada – Juventude x Avenida
5ª rodada – Avenida x São Luiz
6ª rodada – Avenida x Aimoré
7ª rodada – Grêmio x Avenida
8ª rodada – Avenida x Esportivo
9ª rodada – Brasil de Pelotas x Avenida
10ª rodada – São José x Avenida
11ª rodada – Avenida x Caxias

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE ESPORTE

Guilherme Eich e Jair Eich estiveram na sede da FGF
Foto: Max Peixoto/FGF

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.