A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de agosto, divulgada nessa quinta-feira, 18, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou continuidade do processo de crescimento iniciado em janeiro, somando 82,1 pontos. É o maior nível desde abril de 2020 (95,6 pontos) e superou os resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores. O avanço de 1,1% do indicador no mês foi puxado pelo maior otimismo das famílias com renda acima de dez salários mínimos. A variação anual atingiu expansão de 17%.
A economista da CNC e coordenadora da pesquisa, Catarina Carneiro da Silva, disse que há mais de um ano as famílias com renda superior a dez salários se mostram mais otimistas do que aquelas de menor renda, mas “este mês a variação foi mais forte e isso chamou a atenção.”
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Já as famílias de renda de até dez mínimos têm que escolher o que consumir e acabam priorizando os bens essenciais. Catarina disse que, apesar do auxílio emergencial, os juros altos e a inflação fazem com que esses consumidores sejam mais cautelosos e tenham mais dificuldade para tomar o crédito para consumir. “Elas estão avançando também, mas não tanto quanto as outras famílias”. Catarina Carneiro disse que a perspectiva de consumo das famílias de menor renda já passou a ser positiva neste mês. “Apesar das dificuldades, elas estão aumentando sua perspectiva de consumo, aos poucos.”
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