O projeto Aprendiz da Copa, parceria da Rádio Gazeta 107,9 FM com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), mostra que vem dando frutos. Sete estudantes – alguns deles ainda do Ensino Médio – participam do evento e mostram franca evolução desde a estreia brasileira no mundial.
Criado para dar voz aos novos talentos da comunicação, o projeto teve sua quarta rodada na tarde dessa segunda-feira, 5, no centro de convivências da Unisc. Os participantes tiveram mais uma oportunidade de executar as funções do radiojornalismo esportivo, durante a goleada de 4 a 1 do Brasil sobre a Coreia do Sul, que deu vaga à Seleção Canarinho na próxima fase da competição.
LEIA TAMBÉM: Aprendiz da Copa tem nova rodada
Publicidade
Aluno do curso de Jornalismo da Unisc, Tális Andrey de Melo é um dos destaques na atividade, e vem mostrando evolução na narração dos jogos da Seleção. O jovem nunca tinha pensado em narrar, mas seu desempenho tem chamado a atenção dos jurados. Inclusive, o estudante de 22 anos conta que pretende agarrar as oportunidades, já que o Aprendiz da Copa vai seguir durante toda a participação do Brasil no campeonato.
“Cada jogo é um aprendizado, principalmente em funções que a gente não está habituado a fazer, como narrar. Todo mundo está notando uma evolução grande. Eu estou percebendo muitas coisas diferentes que eu planejava fazer e agora estou fazendo. É um aprendizado interessante. Independente de quem vai ficar em primeiro no final, o aprendizado é o maior prêmio que a gente pode levar”, conta o integrante da equipe Hexalizados, um dos times criados pelos participantes do projeto para contar os jogos da Copa.
LEIA TAMBÉM: Aprendiz da Copa: conheça os participantes do projeto
Publicidade
Tális e seus companheiros de equipe são orientados pelo jornalista da Gazeta do Sul João Cléber Caramez, que participou do Aprendiz da Copa em 2010. Apesar de ter passado pelo projeto na área do radiojornalismo, atualmente, Caramez escreve para o jornal impresso. Ele garante que, mesmo que os futuros comunicadores não queiram seguir como narradores ou repórteres esportivos, o conhecimento que eles têm ao simular uma jornada esportiva servirá para qualquer função do jornalismo.
“O importante é ser bem informado. Às vezes, pela falta de prática, alguns ficam meio receosos, sem saber o que falar. Se eles tiverem conteúdo, quando forem repórteres ou comentaristas, principalmente, eles nunca vão ficar desassistidos quando acionados pelo narrador. E já dá para perceber que eles estão se esforçando e estudando para melhorar cada dia mais”, observa.
Com a vitória sobre a Coreia do Sul, agora o Brasil vai enfrentar a Croácia na próxima sexta-feira, ao meio-dia. E os sete participantes do Aprendiz da Copa voltam a formar as duas equipes de narração – Star Team e Hexalizados – para mais um exercício prático sobre o jornalismo esportivo.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE O APRENDIZ DA COPA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.