Crianças e jovens integrantes do Girassol Centro Municipal de Atendimento ao Autista (CMA) de Santa Cruz do Sul tiveram uma programação diferente nesta quarta-feira, 18. Doze famílias atendidas participaram de uma atividade terapêutica junto ao Departamento de Equoterapia do CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz. Durante a manhã e à tarde, eles tiveram a oportunidade de integrar a equoterapia, participar de brincadeiras e almoçar junto ao centro tradicionalista.
Conforme Adriele Vargas, coordenadora do CMA, foi a primeira vez que os atendidos e suas famílias participaram de uma atividade social fora do município. A ideia surgiu a partir do Girassol, em conversa entre a equipe. “Nosso objetivo é confraternizar com eles, que muitas vezes não têm essa oportunidade”, afirmou. O grupo esteve acompanhado de uma pedagoga de educação especial, psicóloga, enfermeira, além das equipes do Candeeiro da Amizade e do Piquete Regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS).
LEIA TAMBÉM: Segundo desfile da Christkindfest evidencia talento dos artistas locais
Publicidade
Líder do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal, Adriele reforçou que a interação social é importante para o desenvolvimento das crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em razão disso, a coordenadora afirma ainda que a ideia é trazer um espaço de equoterapia para Santa Cruz, devido aos benefícios que a abordagem traz para os pacientes.
O Departamento de Equoterapia do CTG Candeeiro da Amizade atua há 20 anos de forma voluntária no município. Os atendimentos ocorrem de segunda à sexta-feira, no período da tarde. A equitadora Claudia Ferraz contou que os voluntários atuam com crianças de várias patologias, em especial o autismo. “A equoterapia trabalha muito a parte do tônus muscular e a interação social”, explicou. Além das crianças e adultos, Claudia ressalta o trabalho de apoio realizado também para as famílias. “Ser voluntário é uma verdadeira missão. Quem mais aprende somos nós.”
LEIA TAMBÉM: Proximidade com o Natal anima comerciantes em Santa Cruz
Publicidade
Integrantes do Piquete Regional da OAB/RS foram os responsáveis pelo almoço do evento. O patrão de honra da entidade, Tibicuera Almeida, relatou que todos os anos o piquete busca fazer parcerias com outras instituições para uma ação social. “Estamos muito felizes que deu certo com o Girassol. Para nós é muito emocionante ver a felicidade deles”, expressou. A equipe do piquete, que tem sede em Santa Cruz, também presenteou as crianças com brinquedos, em razão da proximidade com o Natal.
Bartolomeu de Oliveira, de 3 anos, é um dos pequenos atendidos pelo Girassol que esteve no evento ontem. Acompanhado da avó, Susana Rodrigues, 53 anos, ele participou pela primeira vez de uma sessão de equoterapia, experiência que trouxe momentos de aprendizado e emoção. Susana destacou a felicidade do neto na atividade. “No início, ele não queria ir, mas depois amou. Foi muito bom ver o quanto ele ficou à vontade. Nós nos sentimos seguros em deixar ele participar”, vibrou.
Ela relembrou da trajetória do neto, que teve diagnóstico de autismo antes de completar um ano de vida. Hoje, a família celebra as conquistas, especialmente desde que Bartolomeu começou a frequentar o Girassol. “Por ele ter autismo, tratamos algumas situações de forma diferente e aprendemos a lidar melhor. Ele melhorou muito, principalmente na fala.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Horário de atendimento das feiras rurais terá alterações devido às festas de fim de ano; confira
Além do desenvolvimento do neto, Susana também destacou os aprendizados que a família tem adquirido. A servidora municipal procura participar dos encontros no centro de atendimento de Bartolomeu. Para ela, é “como se o Girassol fosse mais uma roda para nos ajudar a seguir em frente.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.