Centro-Serra

Integração entre brasileiros e uruguaios reúne escoteiros em Ibarama

Troca de conhecimento, vivência na natureza, aprendizados na comunicação em outro idioma, diversão e muitos sorrisos. Este é um resumo do que foi vivido no último fim de semana, 25 e 26 de junho, durante a realização do 1° Acampamento de Integração Escoteira Brasil-Uruguai (AIEBU).

O 1° AIEBU contou com a participação de 89 pessoas ligadas ao Movimento Escoteiro, sendo 57 jovens de 15 a 18 anos e 32 adultos voluntários do Brasil e Uruguai, vindos de Grupos Escoteiros de Sobradinho (Aimoré), Tacurembó (Uruguai), Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Rio Pardo, Candelária e Cachoeira do Sul. 

Segundo o presidente do Grupo Escoteiro Aimoré, anfitrião do evento, chefe Elui Linassi, o objetivo principal do AIEBU foi plenamente alcançado, pois a integração entre os irmãos brasileiros e uruguaios foi total. “Foram 2 dias de muitas atividades e integração, com formação de novas patrulhas (equipes) que levaram nomes de famílias que foram responsáveis pela formação do município de Ibarama, entre tantas outras atividades em meio a natureza”, salienta.

Publicidade

LEIA MAIS: Brasil e Uruguai unem-se pelo escotismo

Fogo de conselho é uma das atividades principais de reunião dos grupos

Conforme o chefe do grupo uruguaio, Scout Sin Frontera, José Heit, a experiência ficará marcada na memória dos jovens participantes e dos chefes que vieram os acompanhando. “Se olhar para as fotografias, mesmo saindo do barro, nossos escoteiros só davam risada. A integração, o tema da atividade que buscamos desenvolver, foi um êxito. Foi o primeiro dos tantos que vão vir. Ver a gurizada dando risada, está pronto, a meta foi alcançada de vê-los felizes”, reforça.

Chefes Elui Linassi e José Heit

Heit agradece em nome de todo o grupo uruguaio pela recepção na região, especialmente ao Grupo Aimoré. “Só temos a agradecer. Sempre falei aos nossos jovens, ‘a segunda casa de vocês é o Aimoré’, e assim é. Obrigado a cada um que ajuda, que apadrinha nosso grupo. Obrigado também ao prefeito, a secretária de Educação e a todo o povo de Ibarama que saiam de suas casas para nos cumprimentar”, acrescenta.

Publicidade

Ainda na chegada à região, na sexta-feira, 24, os escoteiros uruguaios estiveram no Estúdio Cristal da Gazeta FM 98.1, onde participaram de entrevista.

O 1° Acampamento de Integração Escoteira Uruguai-Brasil já está sendo programado e deve ocorrer em 2023, no Uruguai.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Publicidade

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.