Categories: Regional

Instituto do Patrimônio faz vistoria no prédio da Estação Férrea

O prédio da Estação Férrea de Rio Pardo, junto à Praça da Ponte, recebeu nessa terça-feira, 2, a visita da arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Danielle Faccin. A avaliação do local foi acompanhada vice-prefeita de Rio Pardo e prefeita em exercício, Rosane Rocha, e pela secretária interina de Turismo e Cultura, Aida Ferreira.

O objetivo da visita foi realizar uma vistoria no prédio, que foi atingido por um incêndio em abril deste ano. Segundo a arquiteta, mesmo que a Estação não seja um bem tombado, é considerada de valor histórico e, por este motivo, necessita cuidados especiais de conservação. “É atribuição do Instituto zelar pela guarda e manutenção bens móveis e imóveis oriundos da antiga Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) através do Departamento de Bens Ferroviários do Iphan”, explicou.

LEIA MAIS: VÍDEO: incêndio atinge a Estação Férrea de Rio Pardo

Publicidade

Durante a visita foram feitos registros fotográficos do resultado do incêndio, assim como realizado um prognóstico superficial das necessidades para uma intervenção a curto prazo, com o objetivo de evitar a continuidade da deterioração.

Segundo a prefeita em exercício, Rosane Rocha, em 2005 foi realizada a recuperação do prédio, desativado desde 1996, quando os trens de passageiros pararam de funcionar. Na época, a América Latina Logística (ALL), concessionária da rede ferroviária, investiu R$ 72,8 mil, com contrapartida de R$ 3,2 mil da Prefeitura.

Em 2009, o local passou por uma nova melhoria e a ação deu início às atividades da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura no local, que atuou ali até 2014. “O município não possui a cedência do prédio da estação, por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) desde 2016”, esclareceu a prefeita.

Publicidade

Sem ocupação desde então, a Estação estava abandonada e sofrendo com ações de vandalismo, que resultaram no incêndio que destruiu boa parte do patrimônio da história de Rio Pardo.

LEIA TAMBÉM: A história sofre com o abandono em Rio Pardo

Apesar do estrago ter sido em uma proporção preocupante, Danielle Faccin esclareceu que é possível realizar a recuperação do prédio aos moldes originais, já que a base de alvenaria não apresentou comprometimento estrutural.

Publicidade

Contudo, a prefeita e a secretária informaram que a Prefeitura só poderá realizar qualquer obra no local a partir da cedência do imóvel pela União, através do Dnit, ao município. “Temos interesse na conservação do local e receber esta cedência seria um grande presente para toda comunidade, que teria de volta parte de sua rica cultura”, declarou Aida.

A secretária ainda relembrou o início da tradição dos Sonhos de Rio Pardo, comercializados na Estação e levados pelos passageiros aos confins do Rio Grande do Sul, tornando a iguaria gastronômica um dos patrimônios mais queridos do povo rio-pardense.

LEIA TAMBÉM: No aniversário de Rio Pardo, aprenda a receita dos sonhos

Publicidade

Incêndio destruiu o prédio | Foto: Divulgação
Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.