Santa Cruz do Sul

Instituto instala ecobarreira para conter lixo flutuante em Santa Cruz

Com o objetivo de conter o avanço de resíduos plásticos que poderiam chegar ao Rio Pardinho e, posteriormente, ao mar, o Instituto Binemac instalou uma ecobarreira no Arroio Lajeadinho, próximo ao Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul. O curso d’água nasce em Alto Linha Santa Cruz e também passa pelo Bairro Renascença. O projeto é liderado pelo diretor da organização, Vinícius Machado, de 33 anos. Utilizam-se materiais reaproveitados, como garrafas pet, para criar uma barreira que não interfere no fluxo natural do arroio, mas retém os resíduos flutuantes.

A escolha do Arroio Lajeadinho não foi por acaso. Segundo Machado, desde o início do ano, o Instituto Binemac tem realizado ações de limpeza, incluindo um mutirão que mobilizou voluntários para retirar cerca de uma tonelada de lixo do curso d’água. “Já estamos trabalhando nesse arroio há algum tempo. A ecobarreira é um passo a mais para consolidar esse esforço.”

LEIA TAMBÉM: Consepro diz que Rapidinho sofre com falta de mão de obra

Publicidade

Desde a instalação, pequenas quantidades de resíduos já foram retiradas, mas a expectativa é recolher cerca de 20 quilos de lixo por semana. Todo o material será destinado à reciclagem. No entanto, as chuvas recentes e o aumento do nível do arroio exigiram a remoção temporária da ecobarreira, para evitar danos. “A previsão é reinstalá-la até o sábado [amanhã], assim que o nível da água normalizar”, afirma o diretor.

Atuação ampliada

Fundado neste ano, o Instituto Binemac é uma organização não governamental (ONG) de proteção ambiental em Santa Cruz do Sul. A ideia do projeto existe desde 2018, quando Vinícius Machado teve a iniciativa para coleta de materiais recicláveis. Desde o ano passado, o grupo ampliou sua atuação, promovendo projetos de conscientização ambiental, como o plantio de árvores e a criação da ecobarreira.

Para expandir o alcance da ecobarreira a outros cursos d’água da cidade, o instituto busca apoio de parceiros e voluntários. Além disso, pretende se formalizar com a criação de um CNPJ.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.