O Instituto Crescer Legal abriu as inscrições para o curso de aprendizagem profissional em Gestão Rural e Empreendedorismo em 2025. Voltado a jovens do meio rural de regiões produtoras de tabaco, a iniciativa beneficiará São João do Triunfo, no sudeste paranaense, Canoinhas e Itaiópolis, em Santa Catarina, e cinco municípios gaúchos: Arroio do Padre, Arroio do Tigre, Gramado Xavier, Passa Sete e Vera Cruz.
Cada turma terá de 20 a 24 vagas, e o curso será realizado de março a dezembro de 2025. As atividades ocorrerão no turno inverso ao da escola, de segunda a sexta-feira, durante quatro horas diárias, com uma carga total de 800 horas, sem recesso no inverno.
LEIA TAMBÉM: Candelária realiza processo seletivo para diversas áreas
Publicidade
Além da remuneração prevista pela Lei da Aprendizagem, proporcional às 20 horas semanais do curso, serão oferecidos uniforme e material didático, transporte escolar e alimentação conforme necessidade, bem como certificação ao final do curso.
Podem participar meninos e meninas de 14 a 17 anos, que estejam cursando o ensino regular – a partir do 5º ano do Ensino Fundamental ou que já tenham concluído o Ensino Médio – e venham de famílias de produtores e trabalhadores rurais, em especial produtores de tabaco, residentes nas localidades abrangidas. As inscrições vão até o dia 27 de outubro e podem ser feitas clicando aqui.
LEIA TAMBÉM: Uma cidade pronta para a terceira idade
Publicidade
O curso tem em seu escopo a análise detalhada das propriedades rurais, o diagnóstico do município e região com estudo dos arranjos produtivos, o mapeamento de parcerias locais e alianças estratégicas, o desenvolvimento de trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade, bem como a criação e estudo de viabilidade de um produto de gestão e empreendedorismo.
Em parceria com os municípios, por meio das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia qualificação profissional e renda. Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal.
Eles recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalhar nas empresas, participam do curso no contraturno escolar, com atividades teóricas e práticas conduzidas pelos educadores do Crescer Legal em suas comunidades. Todas as atividades são realizadas no âmbito do curso, sem prática nas empresas contratantes dos aprendizes.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.