O Instituto Crescer Legal vai receber nesta sexta-feira, 19, o Prêmio Brasil Amigo da Criança, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA). A prática “Aprendizagem profissional como alternativa no combate ao trabalho infantil no meio rural” ficou em primeiro lugar na categoria Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, com nota 80,0, a mais alta de todos os inscritos nas sete categorias do edital.
A cerimônia de premiação será às 15 horas, em Brasília, e o Instituto Crescer Legal estará representado no evento pelo diretor presidente, Iro Schünke, e pela gerente Nádia Fengler Solf. Segundo Schünke, esse reconhecimento em nível nacional reflete a dimensão alcançada pelas ações do Instituto na busca incansável por proporcionar oportunidades de vida aos jovens do campo.
“Estamos muito felizes e isso nos anima a empreendermos esforços cada vez maiores, visando dar oportunidades aos jovens para que possam continuar expandindo seus horizontes”, salienta o presidente da entidade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Jovens do Instituto Crescer Legal vão a campo em busca de aprendizado
Conforme o executivo, mesmo com poucos anos de atuação, o instituto já é referência dentro e fora do Brasil por causa dos resultados obtidos com a iniciativa inédita de aplicação da Lei da Aprendizagem em favor da educação no campo. “O reconhecimento de tão importante órgão nacional, como é o Ministério dos Direitos Humanos, é o coroamento da aprovação que já percebíamos por parte dos aprendizes, das suas famílias e das comunidades onde o instituto atua”, comenta Schünke. “Nossa trajetória segue com os mesmos propósitos e com planos de expansão, sempre com o objetivo de preparar os jovens para o futuro”, acrescenta.
O prêmio
O Prêmio Brasil Amigo da Criança tem o objetivo de selecionar, premiar e disseminar as melhores práticas na promoção e fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes no apoio à implementação de políticas públicas em direitos humanos. Além da categoria Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (na qual o Instituto Crescer Legal ficou em primeiro lugar), as demais são:
Publicidade
- Emergência humanitária e calamidades
- Prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência
- Incidência política
- Controle social e participação em conselhos
- Crianças indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais
- Crianças e adolescentes com deficiência
- Fortalecimento das capacidades protetivas das famílias
- Haverá transmissão da cerimônia de entrega do prêmio no canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no endereço www.youtube.com/user/DHumanosBrasil
LEIA MAIS: Instituto Crescer Legal: seis anos qualificando jovens no campo
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade