Regional

Instituto Crescer Legal forma sete novas turmas de aprendizes rurais

A manhã dessa quinta-feira, 8, foi marcada por homenagens e novos começos para 145 jovens aprendizes rurais do Instituto Crescer Legal. As sete turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural de 2022 se reuniram no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, para a formatura conjunta que concedeu os certificados do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural. Os aprendizes são das cidades de Cerro Branco, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul.

Marlon Janke estava entre os formandos | Foto: Alencar da Rosa

No Pavilhão da Agricultura Familiar, o evento reuniu mais de 300 pessoas, entre jovens, educadores, autoridades municipais e representantes da educação, da segurança e do combate ao trabalho infantil. Atualmente, o Instituto Crescer Legal soma 40 turmas de jovens aprendizes certificadas, sendo 741 jovens rurais beneficiados. Um deles é Marlon Janke, formando da turma de São Lourenço do Sul.

LEIA TAMBÉM: Meninas do programa “Nós por Elas” visitam a Unisc

Publicidade

Ele salientou a importância das atividades em que as decisões dos jovens são colocadas em evidência. “Você aprende a ter uma socialização com os colegas e o público em geral. Afirmo com toda a certeza que, se todo jovem tivesse a oportunidade de participar do curso, eu recomendaria, porque os conhecimentos adquiridos vão agregar muito futuramente.”

Voz feminina em evidência no meio rural

Durante o evento, as sete participantes da sexta edição do programa Nós por Elas – A voz feminina do campo também receberam certificados. O projeto, uma iniciativa do instituto em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), é voltado às egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. A coordenação é da educadora Maria da Graça Lucas Vieira.

O Nós por Elas – A voz feminina do campo é realizado em parceria com a universidade | Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: Iro Schünke é homenageado na Câmara de Candelária

Publicidade

Taissa Beiersdorff se formou em 2021 e conta que o interesse em participar do projeto surgiu durante a cerimônia de encerramento do curso. Ela acredita que o Nós por Elas é uma ferramenta importante para o crescimento do empoderamento feminino. “Gravamos programas em áudio e realizamos muitas pesquisas sobre as mulheres. Tenho certeza de que o nosso projeto ressalta o poder feminino. A visão da maioria das pessoas é de que as mulheres devem ser cuidadoras, mas nós queremos mudar isso”, enfatizou.

Taissa Beiersdorff se formou em 2021 | Foto: Alencar da Rosa

Conhecimento transforma vidas e faz toda a diferença

O presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, agradeceu aos colaboradores e desejou sucesso aos jovens. “Vamos continuar contando com vocês, importantes para que esse nosso sonho fosse possível. Aos jovens, lembrem de suas origens, respeitem sua família e prestigiem quem trabalha lado a lado. Continuem estudando e lendo e tenham sonhos, mas tracem a forma para alcançá-los. Ao concluirmos essa etapa, podemos dizer que nós conseguimos”, celebrou.

LEIA TAMBÉM: Desbloqueio de recursos para bolsistas deve ocorrer até a próxima terça-feira

Publicidade

O prefeito de Canguçu e presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Vinicius Pegoraro, foi escolhido padrinho das turmas. Ele reforçou a qualificação para o futuro dos estudantes. “Nós superamos os desafios quando unimos esforços e trabalhamos juntos. O Instituto Crescer Legal faz isso. Junto com seus parceiros, oportuniza esse espaço de formação. Tenho certeza de que cada um de vocês vai fazer a diferença nos municípios do nosso Estado”, frisou.

A ex-reitora da Unisc Carmen Lúcia de Lima Helfer participou da solenidade e destacou a celebração da conquista dos aprendizes. “Vocês finalizaram uma etapa de suas vidas que eu espero que seja um impulso para muitas outras e novas oportunidades que virão.” A docente falou ainda sobre o conhecimento transformar vidas. “O investimento em jovens e sua educação fará toda a diferença no futuro.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.