Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CAPACITAÇÃO

Instituto Crescer Legal forma 155 jovens em gestão rural

Foto: Alencar da Rosa

Instituto Crescer Legal forma 155 jovens em gestão rural

Formatura dos jovens aprendizes atendidos pelo programa neste ano ocorreu na manhã de ontem, no Parque da Expoagro Afubra. Ao todo, foram 800 horas de atividades

A manhã dessa quarta-feira, 13, foi especial para a vida de 155 jovens e familiares de cidades gaúchas e catarinense. Eles foram certificados no curso de Gestão Rural e Empreendedorismo no contraturno escolar. Foram 800 horas de atividades que resultaram na conclusão, com a formatura no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

Entre março e dezembro, os participantes tiveram as carteiras de trabalho assinadas pelas empresas parceiras do Instituto Crescer Legal, como jovens-aprendizes, sem a necessidade de prestarem serviços. Eles são contratados para que possam acompanhar os aprendizados do curso e crescerem pessoalmente, além de servir de incentivo para o desenvolvimento de suas famílias no meio rural.

LEIA TAMBÉM: Turmas do Instituto Crescer Legal visitam a 46ª Expointer

Publicidade

Desde as primeiras turmas, o Instituto já formou 869 jovens com aulas teóricas e práticas conduzidas em parceria com entidades e órgãos públicos. E isso foi possível, em 2023, nos municípios de Agudo, Canguçu, Novo Cabrais, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço no Rio Grande do Sul, e pela primeira vez em Santa Catarina, na cidade de Itaiópolis.

Uma das formandas da turma inicial em solo catarinense é a jovem Francieli Aparecida Kazmierski, de 18 anos. Concluindo o Ensino Médio, destacou a formação e aprendizados para a vida no decorrer dos cursos, além da aproximação com os colegas de atividades. “Tivemos a oportunidade de vivenciar os trabalhos em grupo, de aprender a convivência com muitas pessoas que, até então, não conhecíamos”, reforçou a moradora da localidade de São João.

LEIA TAMBÉM: Instituto Crescer Legal renova parceria com a Unisc para realização do programa “Nós por Elas”

Publicidade

Se o curso conseguir somente o que resumiu Francieli já terá alcançado o objetivo, que foi ressaltado pelo presidente do Instituto Crescer Legal e do SindiTabaco, Iro Schünke. “Ouvimos que devemos deixar um mundo melhor para nossos filhos; mas, mais importante do que isso, é deixarmos pessoas melhores para o futuro e esse é nosso intento, aqui.”

Schünke conversou com os jovens aprendizes, destacou a importância do papel dos parceiros, tanto o poder público quanto as empresas que financiam a atividade, e falou diretamente para os pais que assistiam à distância pelo canal do YouTube. Ele pediu aos familiares que façam o possível para manter os filhos nos estudos, garantindo ou não a sucessão na propriedade, como forma de manter um padrão de melhora da sociedade. E adiantou que o curso continuará e crescerá em 2024.

LEIA TAMBÉM: Instituto Crescer Legal abre novas turmas em 2024; veja como se inscrever

Publicidade

Nove meninas concluíram o Nós Por Elas 2023

Além do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, o Instituto Crescer Legal desenvolve outras ações focadas no público jovem. Um exemplo é o Nós Por Elas – A voz feminina do campo. Por meio dessa iniciativa, dá continuidade às atividades para parte das formandas de gestão. As egressas de Passo do Sobrado, Herveiras, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Pardo, Cerro Branco e Progresso acompanharam o cronograma de forma híbrida, tendo em vista a distância entre os sete municípios. Receberam orientações e puderam elaborar boletins de rádios, que foram utilizados em espaços da Emater e dos sindicatos de trabalhadores e rurais.

Segundo a educadora do programa, Maria da Graça Vieira, foram quatro etapas, com foco nas escolas; no estabelecimento de locais em que a mulher faz diferença; na união de forma mobilizada, como a observação sobre a Marcha das Margaridas (que reúne milhares de mulheres em Brasília) e a atenção ao assédio e sua pluralidade, já que pode ocorrer de diversas formas. A formanda Camila Eduarda Massmann classificou como positivo o que aprendeu como conceito e técnica, além de apresentar às demais mulheres o quão são importantes para a mudança do mundo para melhor, “mostrando às ouvintes e aos homens a abordagem diferenciada”.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.