Categories: Regional

Instituto Crescer Legal faz edição especial do ‘Nós Por Elas’

Seis egressas do Instituto Crescer Legal, com idades de 18 a 21 anos, aceitaram o desafio de participar da edição especial do Nós por Elas – A voz feminina do campo. Realizado em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o programa abordará temas relacionados com sororidade, autocuidado feminino e aprendizado com a pandemia.

O projeto busca valorizar e desenvolver jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, promovendo reflexões sobre a questão de gênero e troca de experiências. O objetivo é capacitá-las na área de comunicação para que possam multiplicar junto a outras jovens o conhecimento adquirido. Ao longo de três edições, 26 moças já foram capacitadas para serem multiplicadoras de assuntos sensíveis à realidade feminina no campo.

LEIA MAIS: Meninas gravam programas sobre temas relacionados às mulheres e jovens do campo

Publicidade

As abordagens da etapa deste ano foram sugeridas pelas jovens, que agora irão aprofundar os temas em encontros guiados por profissionais do instituto e dos cursos de Comunicação da Unisc, para a elaboração dos roteiros e gravações. “Quem está ao lado da mulher em momentos de necessidade? Como a sociedade enxerga a mulher? Como a pandemia alterou a rotina das mulheres? Esses são alguns questionamentos que se pretende responder”, explicou a educadora Maria da Graça Vieira.

A coordenadora do Nós por Elas, Cristiana Rehbein, afirmou que a inovação deste ano é a adaptação do programa à pandemia. Haverá encontros virtuais e gravação dos boletins por meio de aplicativos. “Devido à situação atual, abrimos uma edição especial, com a participação voluntária de meninas que já participaram do programa e que estão habituadas a trabalhar com a construção de roteiros. Certamente será um aprendizado para todos nós.”

LEIA TAMBÉM: Instituto Crescer Legal completa quatro anos com planos de expansão

Publicidade

“O programa está consolidado, tanto na geração de conteúdo relevante a partir da reflexão conjunta das meninas, bem como na parceria com a Unisc e as entidades que veiculam os boletins. Mas, neste ano atípico, algumas modificações na execução foram necessárias”, explicou a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf.

Assim como em outras edições, o material produzido será veiculado em programações de rádio de entidades parceiras do instituto. Disponibilizar o conteúdo em plataformas digitais também será uma das próximas novidades da iniciativa.

LEIA TAMBÉM: Buscas por ‘sororidade’ no Google sobem 250% após fala de Manu

Publicidade

Por força da pandemia, desta vez os encontros entre as meninas são virtuais e os boletins são gravados com uso de aplicativos

As meninas participantes de 2020

Aline Schroeder – Candelária
Maira Carolina Petry – Vera Cruz
Jéssica Voeltz – Vale do Sol
Camila dos Santos – Vale do Sol
Franciele Melyza Tornquist – Vera Cruz
Isabela Beatriz Müller Schwengber – Santa Cruz

LEIA TAMBÉM: Gurias gamers: mulheres ainda buscam representatividade nos jogos

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.