Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VOZ FEMININA DO CAMPO

Instituto Crescer Legal faz edição especial do ‘Nós Por Elas’

Seis egressas do Instituto Crescer Legal, com idades de 18 a 21 anos, aceitaram o desafio de participar da edição especial do Nós por Elas – A voz feminina do campo. Realizado em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o programa abordará temas relacionados com sororidade, autocuidado feminino e aprendizado com a pandemia.

O projeto busca valorizar e desenvolver jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, promovendo reflexões sobre a questão de gênero e troca de experiências. O objetivo é capacitá-las na área de comunicação para que possam multiplicar junto a outras jovens o conhecimento adquirido. Ao longo de três edições, 26 moças já foram capacitadas para serem multiplicadoras de assuntos sensíveis à realidade feminina no campo.

LEIA MAIS: Meninas gravam programas sobre temas relacionados às mulheres e jovens do campo

Publicidade

As abordagens da etapa deste ano foram sugeridas pelas jovens, que agora irão aprofundar os temas em encontros guiados por profissionais do instituto e dos cursos de Comunicação da Unisc, para a elaboração dos roteiros e gravações. “Quem está ao lado da mulher em momentos de necessidade? Como a sociedade enxerga a mulher? Como a pandemia alterou a rotina das mulheres? Esses são alguns questionamentos que se pretende responder”, explicou a educadora Maria da Graça Vieira.

A coordenadora do Nós por Elas, Cristiana Rehbein, afirmou que a inovação deste ano é a adaptação do programa à pandemia. Haverá encontros virtuais e gravação dos boletins por meio de aplicativos. “Devido à situação atual, abrimos uma edição especial, com a participação voluntária de meninas que já participaram do programa e que estão habituadas a trabalhar com a construção de roteiros. Certamente será um aprendizado para todos nós.”

LEIA TAMBÉM: Instituto Crescer Legal completa quatro anos com planos de expansão

Publicidade

“O programa está consolidado, tanto na geração de conteúdo relevante a partir da reflexão conjunta das meninas, bem como na parceria com a Unisc e as entidades que veiculam os boletins. Mas, neste ano atípico, algumas modificações na execução foram necessárias”, explicou a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf.

Assim como em outras edições, o material produzido será veiculado em programações de rádio de entidades parceiras do instituto. Disponibilizar o conteúdo em plataformas digitais também será uma das próximas novidades da iniciativa.

LEIA TAMBÉM: Buscas por ‘sororidade’ no Google sobem 250% após fala de Manu

Publicidade

Por força da pandemia, desta vez os encontros entre as meninas são virtuais e os boletins são gravados com uso de aplicativos

As meninas participantes de 2020

Aline Schroeder – Candelária
Maira Carolina Petry – Vera Cruz
Jéssica Voeltz – Vale do Sol
Camila dos Santos – Vale do Sol
Franciele Melyza Tornquist – Vera Cruz
Isabela Beatriz Müller Schwengber – Santa Cruz

LEIA TAMBÉM: Gurias gamers: mulheres ainda buscam representatividade nos jogos

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.