Três dias após a baixa do rio Taquari, a Prefeitura de Venâncio Aires conseguiu concluir a instalação de três pontos fixos de distribuição de donativos em Vila Mariante. Os locais servem para distribuir roupas, alimentos e material de higiene e limpeza para as famílias atingidas no segundo e nono Distritos.
São mais de 2 mil pessoas desabrigadas ou com graves prejuízos em suas moradias e outras 150 desalojadas, ou seja, que perderam tudo. A Administração Municipal e a Defesa Civil ainda não definem um tempo exato para a reconstrução, mas enfatizam que 100% das famílias já foram atendidas de forma emergencial.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: em Vila Mariante, o amparo é na solidariedade
Publicidade
“A solidariedade dos venâncio-airenses e de pessoas de todo Estado nos comove. Agora é nossa obrigação fazer essas doações chegarem a quem mais precisa e da forma rápida”, declarou o prefeito Jarbas da Rosa, que tem sido presença constante na linha de frente dos trabalhos no município.
Na manhã deste domingo, 10, foram instalados três pontos secos para distribuição de donativos: Igreja Quadrangular; Comunidade São Cristóvão de Linha Chafariz e Igreja Cristo Rei, de Santa Mônica.
O próximo passo, relata o prefeito Jarbas da Rosa, é a definição de critérios e organização das famílias para acesso aos benefícios eventuais anunciados pelos governos do Estado e Federal.
LEIA TAMBÉM: Governo cria PIX de conta oficial para receber doações às vítimas das enchentes; veja
Publicidade
“Nossas equipes de assistência social já estão fazendo os cadastros sociais e iremos intensificar os cadastros de necessidades de obras e móveis nos pontos fixos e também no trevo de Vila Mariante. E a partir desta segunda-feira, 11, nossas equipes de engenharia também farão as vistorias às moradias para projetos e necessidades”, acrescenta.
À tarde, Jarbas da Rosa e a secretária de Planejamento de Venâncio Aires, Deizimara Souza, participaram de reunião, na Univates, com o governador do Estado, Eduardo Leite, e o presidente em exercício, Geraldo Alckmin. Na oportunidade, o prefeito confirmou o reconhecimento do decreto de calamidade pública de Venâncio Aires pelos governos do Estado e Federal. Com isso será possível acessar recursos para reconstrução de estradas, pontes e moradias completamente destruídas pela enxurrada.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!