Sem poder utilizar o radar móvel para fiscalizar quem anda acima da velocidade permitida, a Prefeitura de Santa Cruz busca uma alternativa para conter os motoristas mais apressados. A intenção é implantar lombadas eletrônicas em trechos considerados de maior risco para pedestres na cidade.
LEIA TAMBÉM: Fiscalização deixa de usar radar móvel em Santa Cruz; entenda
Um estudo já está em andamento, como adianta o secretário de Relações Institucionais, Everton Oltramari. “Temos que usar a tecnologia. Não dá para colocar quebra-molas ou faixa elevada em todos lugares, pois você paralisa o trânsito da cidade. Então a alternativa é o controlador eletrônico, apenas para reduzir a velocidade”, explicou.
Publicidade
A averiguação vai apontar quais pontos devem receber os equipamentos. A estimativa do Governo Municipal, internamente, é de que as primeiras lombadas eletrônicas sejam instaladas no ano que vem. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana.
Levantamento do Detran
Um levantamento divulgado pelo Detran/RS no ano passado apontou que as vias com mais colisões com mortes em Santa Cruz são a Avenida Independência, Euclydes Kliemann, Presidente Castelo Branco, Victor Frederico Baumhardt e a estrada para Cerro Alegre. Essas são algumas das ruas que podem contar com as lombadas eletrônicas.
LEIA MAIS: Santa Cruz terá controladores de velocidade nas vias com mais acidentes fatais
Publicidade
A mesma apuração do Detran apontou que enquanto a população de Santa Cruz cresceu 1,5%, a frota de veículos subiu 12%. O município tem uma taxa de motorização superior a Porto Alegre e ao Estado: são 75 veículos a cada 100 pessoas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade