Agronegócio

Instalação de estação meteorológica na área de plantação é exemplo de inovação

A ideia de inovação passou a fazer parte do cotidiano de empresas, que observam a necessidade da implementação de equipamentos e otimização do processo, reduzindo custos e conseguindo maior qualidade e produtividade. Na cadeia produtiva do tabaco, isso não é diferente.

A partir de uma ideia, a equipe faz o desenvolvimento. O lugar adequado para a nova etapa, a prototipização, é a propriedade rural. É nesse momento que são acionados agricultores como o casal Émerson Gabriel Woiciechovski e Camila. Eles dividem a estrutura com os sogros de Émerson, Cláudio Woiciechowski e Janete, e fazem todo o controle para observar os resultados.

LEIA TAMBÉM: Como o bom manejo do solo se torna essencial para o sucesso da safra

Publicidade

A propriedade na localidade São Pedro, em Itaiópolis, Planalto Norte de Santa Catarina, tem 23 hectares. Cinco deles são destinados para a cultura do tabaco. No acesso já podem ser percebidas pequenas placas, que indicam qual o teste está sendo feito. “Entre as pesquisas realizadas estão as dos projetos varietais. Nenhum novo produto vai a campo antes de dez anos de teste. Alguns já estão se encaminhando para o último ano”, explica Émerson.

Bem-sucedido

Um dos exemplos bem-sucedidos dos testes feitos na propriedade dos Woiciechovski é a instalação de estação meteorológica na área de plantação. Mais do que permitir a observação climática, com a previsão e contabilização da chuva, o equipamento permite a captação, com câmera espectral de situações, como o andamento da fotossíntese, a evapotranspiração, a perda de água na planta.

LEIA MAIS: Tabaco é agro: caderno safra destaca a eficiência em todas as etapas da produção

Publicidade

Outra prática de inovação que tem apresentado resultado positivo é o plantio permanente, que não mexe com o terreno, apenas corta o talo após a colheita. Em seguida, semeia centeio e forma palhada para plantar. Émerson explica que está sendo cogitada a repetição em cinco vezes, com a observância da condição do solo.

LEIA MAIS SOBRE O AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.