A instalação de câmeras de cercamento eletrônico e videomonitoramento iniciou há 14 dias em Santa Cruz do Sul. A previsão é que em até 60 dias as obras sejam concluídas. Conforme o secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Licério Agnes, a etapa de colocação dos postes está pronta.
Conforme Agnes, a instalação é realizada por empresa terceirizada, mas a Secretaria acompanha passo a passo o andamento dos trabalhos. “Agora deve iniciar a etapa de marcação dos postes. Haverá uma numeração para cada câmera e, posterior a isso, a RGE fará a instalação da luz, para, depois, efetivamente instalar as câmeras”, explica.
As 13 câmeras de cercamento eletrônico serão distribuídas no entorno da cidade, principalmente nos pontos que dão acesso ao município. Haverá ainda sete câmeras de vídeomonitoramento que vão se somar aos 41 equipamentos já instalados em Santa Cruz.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz vai ter 20 novas câmeras de segurança
O secretário ressalta a função das câmeras de cercamento. “Por meio delas, será possível identificar veículos com irregularidades no IPVA, furtos e até reconhecimento de pessoas.” Licério Agnes afirma que o investimento é superior a R$ 900 mil e é oriundo de emendas parlamentares e contrapartida do Governo do Estado.
Centro Integrado de Monitoramento
Conforme o secretário da pasta, todos os órgãos de segurança poderão terão acesso às imagens por meio do Centro Integrado de Monitoramento, que fica no Comando Regional de Policia Ostensiva (CRPO).
Publicidade
LEIA MAIS: Cercamento com câmeras começa até o fim do mês na região