Categories: Geral

Instagram anuncia possibilidade de vídeos com uma hora de duração

O Instagram quer bater de frente com o YouTube: nesta quarta-feira, 20, a empresa anunciou duas novidades que podem fazê-la roubar a atenção de usuários do site de vídeos do Google. Além de liberar a publicação de vídeos de até uma hora de duração (antes, o limite era de 60 segundos), a empresa divulgou a criação do IGTV.

A plataforma, disponível dentro do app do Instagram ou como aplicativo separado que será lançado nos próximos dias para iOS e Android, é voltada para a descoberta de novos vídeos feitos por produtores de conteúdo “amadores”, como ressaltou a empresa. O anúncio foi feito pelo presidente executivo do Instagram, Kevin Systrom, em evento em São Francisco e transmitido pela internet durante a tarde desta quarta-feira, 20.

“As ferramentas que usamos para ver vídeos na internet hoje são antiquadas, pensadas em formato horizontal e para a TV”, alfinetou Systrom, durante o anúncio. “Nós queremos algo diferente, pensado para o celular.” Isso começa com o ponto principal do app: neles, os vídeos serão todos na vertical, como já acontece no Instagram Stories, ferramenta de mensagens efêmeras da rede social de vídeos e fotos.

Publicidade

LEIA MAIS

Ao abrir o aplicativo ou a aba do IGTV, o usuário já estará assistindo vídeos — em uma curadoria realizada por algoritmos pelo Instagram a partir de seus interesses, contas seguidas e curtidas.

Com 1 bilhão de usuários, hoje o Instagram tem potencial para roubar um naco da atenção da audiência do YouTube – e faturar com isso. Segundo dados da consultoria eMarketer, a empresa vai faturar US$ 5,48 bilhões em 2018 com publicidade digital.

Publicidade

Não é a única iniciativa do Facebook, que comprou a rede social em 2012 por US$ 1 bilhão, no setor: nos EUA, a empresa de Mark Zuckerberg tem investido pesado em sua plataforma Watch, que terá vídeos de produtores de conteúdo e empresas jornalísticas.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.