Como se fosse em um banco. É essa lógica que os santa-cruzenses precisarão adotar na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Rua Ramiro Barcelos, no Centro. Desde junho, a agência passou a atender pela via digital, o que representou mudanças no espaço. A partir das 13 horas, os beneficiários devem realizar o autoatendimento em duas máquinas disponíveis. Só entrará, nesse horário, quem tem agendamento da área de manutenção de pagamentos de benefícios.
Para esclarecer dúvidas, estagiárias estão à disposição até as 17 horas. O atendimento presencial ocorre das 7 às 13 horas. “Por parte da população, temos a percepção de que ainda ocorrem muitas dúvidas em relação à forma de obter informações e encaminhamentos”, afirma o gerente da unidade, João Mário Werberich.
O principal canal de atendimento passa a ser a internet. Para tanto, os santa-cruzenses devem criar uma senha no site meu.inss.gov.br (basta clicar no ícone no canto superior direito para fazer o cadastro). No endereço também é possível buscar extratos e até requerer alguns benefícios.
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Outra opção é acessar o site www.inss.gov.br, onde há informações sobre formas de recolhimento de contribuições, entre outros. Também é possível ligar para o número 135. “O mais importante, contudo, é que os segurados tenham as senhas sempre à mão”, diz Werberich. Em caso de dificuldades, o segurado deve procurar a agência, onde pode obter a senha de acesso e agendar o benefício.
Advogados também podem assessorar os interessados. A decisão dos processos, entretanto, continua sendo dos servidores do INSS. Com o novo sistema, a agência de Santa Cruz poderá analisar, com o passar do tempo, processos de outras regiões brasileiras.
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