Com o atendimento presencial suspenso desde 19 de março em razão da pandemia, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criaram uma alternativa para que os segurados possam cumprir as exigências após solicitação de benefícios. Denominado de Exigência Expressa, o projeto-piloto é semelhante ao sistema drive-thru.
Em Santa Cruz do Sul, uma urna foi colocada à disposição perto da porta de entrada da agência para que o solicitante deposite seu envelope lacrado. O sistema deverá funcionar nesta modalidade até o próximo dia 31, já que a retomada dos atendimentos presenciais está prevista para ocorrer em 3 de agosto.
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A solicitação de benefícios como auxílio-doença, maternidade e aposentadoria deverá ser feita pelo telefone 135, no aplicativo Meu INSS ou ainda no site gov.br/meuinss, o que inclui o envio de documentos digitalizados. O gerente da agência local, João Mário Werberich, explicou que a opção drive-thru é voltada aos segurados que têm dificuldade em acessar as plataformas digitais.
No entanto, ao fazer o requerimento é preciso informar um número de telefone ou e-mail para que o servidor responsável pela análise entre em contato. “O envelope deverá estar lacrado e dentro constar apenas cópias da documentação solicitada na exigência, autenticada em cartório. No lado de fora, é preciso constar número de CPF, endereço, telefone ou e-mail do solicitante”, esclareceu Werberich.
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A urna permanece à disposição no período das 7h30 às 13h30, sem a necessidade de agendamento prévio para a entrega. Os documentos são recolhidos diariamente e digitalizados pelos servidores para dar andamento a cada análise.
O gerente alertou que mesmo que a agência retome os serviços presenciais no próximo mês, os atendimentos serão realizados somente por agendamento prévio, para evitar aglomerações. “O ideal é que as pessoas se acostumem a usar o aplicativo ou o 153, pois hoje a maior parte dos serviços não é presencial. O Meu INSS resolve quase todas as situações”, ressaltou.
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