Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

sucesso

Inspira Investimentos celebra 15 anos em evento comemorativo

Foto: Alencar da Rosa

Direção da empresa e convidados da parceira XP Investimentos participaram do evento

A Inspira Investimentos chega aos 15 anos de atuação com motivos para comemorar. A festa foi dividida em duas oportunidades, contemplando os clientes de Santa Maria, onde surgiu, e de Santa Cruz do Sul. Convidados de cada cidade acompanharam um bate-papo entre os sócios-fundadores Alexandre Coradini e Naíme Trevisan e Guilherme Leite e Rodrigo Saldanha, da parceira XP Investimentos. A direção aproveitou a oportunidade para lançar a Inspira em Passo Fundo. A inauguração deve ocorrer antes do fim de novembro.

O evento em Santa Cruz foi na noite dessa terça-feira, 5, no Hotel Águas Claras. Coradini contou o histórico da empresa, que iniciou as atividades em 2006, já em parceria com a XP Investimentos. “Na época, fomos a 13ª filial da XP Agência de Investimentos. Mais tarde, a parceira tornou-se corretora e cada escritório transformou-se em uma empresa”, recorda.

Ele entende que o modelo de negócios implantado na época foi, com o tempo, se atualizando, e permitiu a democratização nos investimentos, com característica inovadora. “Acabou com o monopólio que tínhamos, dos cinco maiores bancos. Levou o atendimento mais para perto do investidor. Hoje, a XP se posiciona como plataforma e a Inspira mantém o relacionamento com o cliente”, explica.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Evento nesta quarta discute contexto econômico e oportunidades de investimento

Com o aumento das possibilidades de investimento, também se viabilizou o ingresso de pessoas que não estavam acostumadas a aplicar e fazer planejamento financeiro. Os valores mínimos baixaram, ampliando as opções, que eram restritas a um público e ao setor mais institucional. Assim, de acordo com a definição do perfil do investidor – o que atende à regulação do mercado –, são apresentadas as alternativas mais conservadoras ou com maior potencial de risco. “Alguns casos, como renda fixa, fundos e títulos do tesouro, são opções mais seguras para quem quer começar a investir, mas é possível organizar a carteira com divisão, destinando uma parte menor para aplicações com rendimento e riscos maiores”, indica Coradini.

Um dos assuntos que pautou o evento comemorativo foi a reforma tributária, que vem sendo tratada em Brasília. Investidores avaliam a possível tributação sobre dividendos. A mesma atenção tem sido dada pelos empresários. Se for levada adiante essa ideia, ações e fundos imobiliários, que são muito buscados atualmente, podem perder um pouco da atratividade. Outra alteração que pode ocorrer é o reajuste da tabela do Imposto de Renda e as suas novas faixas, ainda sem a definição de como deverá ser implantado. “A reforma é necessária, com a simplificação e a redução da carga tributária, mas sabemos que existem questões que podem ser revistas no Congresso”, acredita. A Inspira Investimentos é dividida em duas empresas: uma direcionada a investimentos e a outra patrimonial. São 16 colaboradores nas unidades de Santa Maria e Santa Cruz.

Publicidade

Previdência

Enquanto algumas incertezas rondam a tributação, o produto previdência privada segue sendo um dos principais veículos de investimento a longo prazo. A avaliação do que é interessante para quem aplica está vinculada a uma série de fatores do mercado. As taxas de juros, diz Coradini, fazem a diferença. “No ano passado era uma situação, com a Selic a 2% ao ano, a menor da história. Agora, estamos com 6,25% ao ano”, exemplifica. A disponibilidade dos recursos por mais tempo é outro ponto, fazendo com que o retorno seja ampliado. Pode render 8% ao ano; se ficar retido durante dois anos, 10%; se chegar a quatro anos, chega a 12%.

Coradini reforça a importância de se utilizar o serviço de empresas confiáveis e com foco no investidor. “Quem conhece pode buscar a diversificação entre os indexadores de remuneração. Geralmente, estão ligados ao CDI, mas encontramos no mercado casos atrelados à inflação, o que pode fazer a diferença, atualmente”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Homens são as principais vítimas de golpes financeiros envolvendo investimentos, indica pesquisa

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.