Dois vereadores ficaram chateados com o comentário publicado nesta coluna na última semana, que fez referência aos discursos políticos. Leonel Garibaldi (Novo) disse tratar-se de uma insinuação besta e que o jornalista não conhece o Novo.
Cobrança ao Estado
A outra cobrança sobre a nota na Tribuna foi do experiente Carlão Smidt (PSDB). Ele apresentou um resgate de outros comentários sobre suas falas de ataque ao governo do Estado, que se configuraram “fogo amigo”. Na sessão dessa semana, reforçou a artilharia e disse que fogo amigo é o governo do Estado deixar a comunidade escolar da José Mânica esperando por mais de dez anos por uma obra, não comparecer à audiência pública sobre a RSC-287, realizada em Santa Cruz do Sul, e não responder aos pedidos de informação sobre o Mânica, há mais de três meses.
Viva Pedro Garcia!
Esse jornalista faz coro com ambos os vereadores quando elogiam a qualidade do trabalho do colega Pedro Garcia. É um grande profissional, formado nas escolas de jornalismo sério e ético da Unisc e da Gazeta Grupo de Comunicações e que, por onde passar, deixará saudades pela parceria e pela forma como costuma trabalhar.
Publicidade
A Gazeta estava lá
Assumiu o Legislativo de Santa Cruz, nessa semana, o vereador Edson Azeredo (Progressistas). Fez um exercício de memória e destacou o mesmo trabalho entre os colegas. Citou a lembrança de Carlão, com referência ao atraso da solução para a Escola José Mânica; a de Henrique Hermany, quando foi cogitado, em 2020, o aumento das passagens de ônibus, que chegariam a R$ 8,00; e a própria participação na tentativa – e conquista – da derrubada de proposta, que atingiria o setor produtivo do tabaco. Em todos esses momentos e em todos os outros de relevância nos últimos 78 anos, a Gazeta do Sul esteve presente. De fato, como disse o vereador, em alusão à máxima popular: “relembrar é viver”.
Voto aberto e cobrança
Com frequência, o vereador Alberto Heck (PT) tem cobrado o governo do Estado sobre as medidas anunciadas como forma de recuperação do Instituto de Previdência do Estado (IPE). Agora, Raul Fritsch (Republicanos) também apresentou nota de repúdio. O curioso é que aproveitou para alfinetar o colega petista por ter votado em Eduardo Leite (PSDB). Heck abriu o voto. Disse que, entre Sartori (MDB) e Leite, votou em branco; na última eleição, porém, entre Onyx Lorenzoni (PL) e Leite, acompanhou o que se chamou de apoio aberto do PT ao atual governador. Afirmou que, por isso, sente-se ainda mais à vontade para cobrar.
Sugestão para a educação
O vereador Alberto Heck (PT) deu uma boa sugestão para o poder público municipal. Indicou que a Prefeitura demonstre o interesse na atração de uma unidade do Instituto Federal de Educação. Nova leva deve ser possibilitada pela União para os municípios que demonstrarem interessem e estejam aptos.
Publicidade
Constitucionalidade
Rodrigo Rabuske (PTB) defende que o projeto que institui a educação financeira no currículo escolar municipal é legal. Usa como argumento o fato de que teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, além de outros municípios que teriam aprovado semelhante ou igual.
LEIA MAIS COLUNAS DE MARCIO SOUZA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade