Após encaminhamento de relatório e amostragem de abelhas encontradas mortas em propriedades da localidade de Granja do Silêncio, em Sobradinho, em dois anos consecutivos (2021 e 2022, ambas em setembro) ao Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o laudo apontou como principal causa de envenenamento dos insetos a presença de Fipronil.
O Fipronil é um inseticida e cupinicida do grupo químico pirazol, que age por ação de contato e ingestão, utilizado para o controle de pragas causadoras de danos à produção nas modalidades de aplicação foliar para as culturas de algodão e soja, tratamento de sementes em algodão, arroz, arroz irrigado, feijão, milho, soja, trigo e pastagem e aplicação no solo em batata, cana-de-açúcar e eucalipto. Nos primeiros meses de 2021, em 77% das amostras de colmeias com mortandade de abelhas no Rio Grande do Sul havia o ingrediente ativo Fipronil.
LEIA MAIS: Morte de abelhas preocupa em Sobradinho; perda pode chegar a 6 milhões de insetos
Publicidade
Falando à Gazeta Sobradinho, o engenheiro ambiental, ligado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sobradinho, Marcos Trindade, pontuou que consta na própria bula de Fipronil que este é um produto perigoso ao meio ambiente (Classe II), sendo altamente tóxico para abelhas, podendo atingir outros insetos benéficos, bem como a recomendação para não aplicar o produto no período de maior visitação das abelhas.
O laudo do LARP foi encaminhado ao Ministério Público para que tomassem ciência do ocorrido, juntamente com registros de Boletins de Ocorrência, sendo instaurado inquérito civil para apurar os fatos. A partir disso, conforme Trindade, será feito monitoramento em um raio de extensão próximo às cinco propriedades onde foram registradas as mortandades das abelhas, uma vez que, por se tratarem de insetos, não há como precisar por onde sobrevoaram. “Havendo a constatação de novos registros de mortandade de abelhas, deve-se comunicar imediatamente a Secretaria para tomarmos a forma mais rápida e eficaz de evitar danos”, salienta o diretor, lembrando que poderão vir a ser solicitados receituários agronômicos. Ele ressalta o alerta para a importância das orientações sobre a aplicação correta do produto.
LEIA MAIS: Morte de abelhas volta a preocupar apicultores em Sobradinho
Publicidade
As abelhas são fundamentais para a polinização, tendo papel fundamental para o equilíbrio e manutenção dos ecossistemas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade