Oktoberfest

Inscrições para o concurso Chefinho Oktober estão abertas; saiba como participar

A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul volta a ganhar um toque especial em sua 39ª edição. Toda a criatividade e o talento das crianças vão ser trazidos à prova com o “Concurso Gastronômico – Chefinho Oktober”, promovido pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e Coordenação Executiva da Festa da Alegria, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Destinada para crianças de 5 a 15 anos, a atividade, que tem este ano a temática “Crianças na cozinha: receitas que retratem a história da cultura alemã”, propõe uma nova abordagem ao antigo “Prato Típico”, integrando os pequenos na rica cultura germânica por meio da culinária, resgatando receitas de família e estimulando a inovação na cozinha.

O concurso é dividido em duas categorias: kids, para crianças de 5 a 9 anos; e teens, para jovens de 10 a 15 anos. As inscrições, abertas de 28 de agosto a 16 de setembro, exigem que cada participante inscreva uma única receita que deve conter ao menos um ingrediente típico alemão. Além disso, os pequenos chefs devem apresentar uma foto do prato, junto com uma ficha técnica detalhada contendo o nome do prato, conceito, receita e a inspiração por trás da criação.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Programação cultural da 39ª Oktoberfest será lançada na próxima semana

A participação no concurso, que tem caráter cultural e recreativo, é totalmente gratuita. Após o período de inscrições, as etapas seguintes incluem a sensibilização das comunidades, seletivas na sede do Senac Santa Cruz do Sul com 10 finalistas (cinco de cada categoria), e a grande final, que ocorrerá durante a Oktoberfest, em outubro.

Na etapa final, as receitas serão avaliadas por uma comissão julgadora, que levará em conta sabor, originalidade, criatividade e apresentação, com pontuações que variam de 5 a 10 pontos em cada critério. Os cinco semifinalistas de cada categoria serão premiados com medalhas, e os vencedores de cada categoria receberão, além das medalhas, acessos livres ao parque durante a Oktoberfest e presentes dos parceiros do concurso.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mudança nos shows nacionais da Oktoberfest segue indefinida

Conforme a coordenadora de Ações Educativas e de Inclusão da 39ª Oktoberfest, Cristiane Schuck, o Chefinho Oktober não só celebra as tradições, mas também promove a continuidade cultural através das mãos criativas das novas gerações. “Através do concurso, buscamos não só preservar, mas também inovar as tradições culinárias da nossa cultura. Queremos que as crianças se sintam parte ativa dessa história, conhecendo e apreciando a riqueza da culinária germânica, e, ao mesmo tempo, criando novas memórias e tradições,” afirma.

Inscrições e final

Para participar, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição, disponibilizar foto do prato proposto e anexar a ficha técnica, contendo o nome do prato, conceito, receita, quem foi sua inspiração para a criação. Os materiais devem ser entregues até às 12 horas, do dia 16 de setembro, na Sede da Assemp ou enviar por e-mail para marketing@assempscs.com.br.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA OKTOBERFEST

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.