Foi publicado um edital para o concurso público que vai selecionar novos profissionais para a área da educação no município. O prazo de inscrições começa nesta quinta-feira, 19, e vai até o dia 4 de novembro, diretamente no site, onde também é possível encontrar o edital completo com informações sobre cargos, salários e atribuições. As provas serão realizadas em 8 de dezembro, em local e horário a serem divulgados.
Conforme o edital serão disponibilizadas 34 vagas para professores com carga horária de 20 e 40 horas semanais, além de outras 10 vagas para atendentes de Emei, com 30 horas semanais. Haverá ainda formação de cadastro reserva para os cargos de professor, psicopedagogo, supervisor escolar, orientador educacional, auxiliar de disciplina e auxiliar de escola. A validade do certame é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: revitalização de calçada resgata a história do Clube Literário de Rio Pardo
Publicidade
Do total de 34 vagas para docentes, cinco serão destinadas para professor dos anos iniciais do fundamental 20 horas e 15 para professor dos anos iniciais do fundamental 40 horas; uma vaga para professor de geografia 40 horas; duas para professor de informática 40 horas; cinco para professor de educação física 40 horas; duas para professor de educação especial 20 horas e quatro vagas para professor de educação especial 40 horas.
A estimativa dos organizadores é que participem do certame cerca de 5 mil candidatos de todas as regiões do Brasil. As inscrições serão somente online, pelo site da empresa organizadora do concurso, a Consulpam, e a prefeitura irá disponibilizar um computador para aqueles que tiverem dificuldades de acesso. “Estamos com a expectativa de uma grande procura, esse concurso já era aguardado há bastante tempo e são muitas vagas para profissionais da educação, então é uma excelente oportunidade que o município está abrindo para qualificar ainda mais o seu quadro de servidores”, observou a secretária municipal de Administração, Marinalda Dias Spindler.
A taxa de inscrição será de R$ 115,00 para candidatos que desejarem disputar vagas de nível médio e R$ 165,00 para interessados nas vagas de nível superior. É possível fazer inscrição em mais de um cargo, desde que haja compatibilidade de horário para a realização das provas.
Publicidade
Terão direito à isenção da taxa doadores de medula óssea, conforme critérios que estarão explicitados no edital, e também candidatos com direito a concorrer pelo sistema de cotas, porém a solicitação deverá ser feita entre os dias 23 e 25 deste mês. Enquadram-se como cotistas pessoas com deficiência, que terão direito a reserva de 10% das vagas ofertadas, e pessoas negras (pretas e pardas), que terão direito ao percentual de 20%.
O concurso constará de provas objetivas e de múltipla escolha, de provas de títulos para cargos de nível superior e de avaliações psicológicas para cargos de atendente de Emei, auxiliar de disciplina e auxiliar de escola. Para os candidatos de nível superior serão 35 questões de conhecimentos gerais, sendo 15 de língua portuguesa e 20 de legislação municipal referente à área de educação, além de 25 questões de conhecimentos específicos. Já para os cargos de nível médio serão 30 questões de conhecimentos gerais, sendo 10 de língua portuguesa, 5 de noções de informática e 15 de legislação municipal, além de outras 20 de conhecimentos específicos.
Pela legislação aprovada em 2019, 10% das vagas nos concursos públicos municipais devem ser reservadas para pessoas com deficiência, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência. Outra lei estabelece que 20% das vagas sejam destinadas a pessoas declaradamente negras (pretas e pardas).
Publicidade
Para mais informações, deve-se ligar para os telefones (85) 3224 9369 e (85) 3239 4402, entrar em contato pelo WhatsApp (85) 99624 0600 ou ainda pelo e-mail [email protected].
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade