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Santa Cruz

Premiação Atuação Cultural: inscrições encerram nesta quarta-feira

Foto: Pixabay

Artistas e agentes culturais de Santa Cruz do Sul podem se inscrever até esta quarta-feira, 24, no Edital Premiação Atuação Cultural n° 001/ Secult/2021, aberto pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O edital, o primeiro com recursos próprios do município, vai selecionar 30 artistas que não foram beneficiados pelos editais anteriores da Lei Aldir Blanc. Eles receberão o valor de R$ 1,5 mil. Os inscritos devem ser residentes em Santa Cruz do Sul e comprovar pelo menos dois anos de trabalho no setor cultural.

O secretário de Cultura, Marcelo Corá, acredita que este é um marco no setor cultural de Santa Cruz, já que serão destinados R$ 45 mil. “Cada selecionado receberá em parcela única R$ 1,5 mil a fim de premiar e fortalecer seu trabalho desenvolvido nessa área no município.” O candidato deve estar inscrito no Cadastro Municipal de Entes e Agentes Culturais (CMEAC) da Secretaria de Cultura.

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Podem participar propostas que estejam vinculadas ao setor cultural e artístico nas áreas de artes cênicas (teatro, circo, dança), música, artes visuais, audiovisual, artesanato, folclore e tradição, Carnaval, arte e cultura de rua, literatura, cidadania cultural, patrimônio cultural, instituições e fundações privadas, cultura alimentar (gastronomia), cultura digital, cultura de povos originários e tradicionais, cultura popular, design, fotografia, literatura, moda, museus e espaços de memórias.

Os beneficiados não precisarão realizar contrapartida, pois o valor é para ajudar a classe, que foi tão duramente afetada pela pandemia. “Ações como essa, em que se faz chegar recursos diretamente aos afetados pela pandemia, são de suma importância, pois trazem dignidade ao artista e reconhecem sua trajetória cultural”, destaca Corá.

As inscrições começaram em 15 de março e se encerram amanhã. Podem ser feitas presencialmente, mediante agendamento pelo telefone (51) 3717 3674, ou online pelo site www.santacruz. rs.gov.br/conteudo/editais-secult. Para efetuar a inscrição no edital são necessários o formulário de inscrição preenchido, cópia de um documento de identificação com foto e do CPF, comprovante de residência, cópia da certidão negativa de débito ou documento de regularidade para com a Fazenda Municipal.

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Pasta planeja ampliar fontes de recursos e repetir ações

De acordo com o secretário de Cultura, Marcelo Corá, existe a intenção de tornar a política de apoio ao setor cultural permanente, já que este deve ser um dos últimos segmentos a voltar, e com retomada gradual. “Estamos cientes das dificuldades que afetam essa classe devido à pandemia e temos em vista a implantação de uma política cultural permanente de incentivo. Destacamos que, com a ampliação do orçamento, essa ação será viável. Periodicamente, conforme as demandas, essa prática deverá ser permanente.”

Os objetivos da pasta incluem ainda a ampliação de fontes de recursos através do Fundo Municipal da Cultura (Funcultura) e o monitoramento das demandas do setor com a projeção de mais editais ao longo do ano. A Secult também atende os contemplados pela Lei Aldir Blanc na Central de Apoio, orientando na prestação de contas e contrapartidas.

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Para os próximos meses, Marcelo Corá aponta ainda o lançamento do projeto Coworking Cultural, que é uma das metas dos primeiros cem dias de governo. A iniciativa compreende um espaço com salas e ambientes montados e cedidos pela Secretaria de Cultura para artistas, músicos e pessoas do meio desenvolverem seus projetos sem custo de locação. Também é prevista a abertura da Casa das Oficinas da Cultura, local que vai concentrar as oficinas e cursos ofertados pelos instrutores da pasta à população em geral.

Cronograma

Inscrições: de 15 a 24 de março
Habilitação e seleção: até cinco dias após o fim das inscrições
Resultado preliminar: 31 de março
Prazo para recursos: 5 a 7 de abril
Resultado final: 13 de abril
Assinatura do contrato: 20 de abril
Repasse de recursos: até 15 dias após a assinatura do contrato.

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