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GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Inovação tecnológica é realidade na sala de aula

O assunto tecnologia é pauta em todos os segmentos da sociedade e não poderia ficar fora do ambiente educacional. Mudam os equipamentos, o giz passa a deixar de fazer parte do dia a dia, assim como surgem novos mecanismos, como tablet. A internet, antes vista como distração, virou uma auxiliar para a formação do conhecimento.

O coordenador da área de tecnologia no Ensino Médio da Escola Senac de Santa Cruz do Sul, Luiz Carlos Rauber, destaca que o uso de recursos tecnológicos, assim como a interdisciplinaridade, são indícios de melhor formação do conhecimento, mas alerta que, sem a preparação dos docentes, isso não vai ocorrer. “No Senac ocorre, porque temos preparação e todos os professores reúnem-se, semanalmente, para o planejamento das aulas”, conta.

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A partir da organização dos professores, por exemplo, os alunos fazem desenvolvimento de sites (componente técnico) sobre os países da Copa (projeto interdisciplinar) e em inglês (componente de linguagens). É a prática dessa relação entre o novo e a união de diferentes disciplinas para formatar um mesmo projeto.

É claro que muito disso é possível pela familiaridade e apreço dos profissionais pela tecnologia. Soma-se ao técnico em informática de forma conjunta, tanto como componente – são cinco aulas semanais por turma – quanto de forma interdisciplinar com outros componentes – em quatro aulas com dois professores.

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Rauber reforça a capacidade agregadora dos recursos tecnológicos ao dia a dia das instituições de ensino. “Na minha aula do componente técnico, por exemplo, não é incomum eu, como professor, pedir para alguém pesquisar algo”, enfatiza. E essa forma de utilização vai além da sala de aula, com prática diária para as atividades na escola.

“Eventualmente, alunos usam notebooks pelos espaços da escola”, conta. Dessa forma, o professor não concorre com a tecnologia, mas se alia a ela, seja com o uso dos notebooks individuais, que são cedidos pela escola, ou dos smartphones dos alunos.

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Estrutura

O professor Rauber trabalha com um espaço em que os alunos ganham uma licença do Microsoft Office 365, que é integrado pelo Word, Excel, PowerPoint, Teams e OneDrive. A maioria das tarefas é feita usando esse recurso e pelo Teams, onde são centralizados a postagem e envio dos trabalhos, além da comunicação.

Assim, tecnologia e educação são aliadas para trazer melhores resultados aos alunos e aprimorar o trabalho do professor, possibilitando o desenvolvimento do conhecimento. “Acredito que o professor deve ser mais um mediador das muitas informações que existem já disponíveis para, assim, facilitar o aprendizado ao aluno, tanto em hard skills quanto em soft skills”, resume.

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