No mês em que o programa Inova RS completa dois anos, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), lançou, nesta segunda-feira, 16, o Edital 001/21. No valor de R$ 4 milhões, a chamada pública tem intuito de fomentar projetos estratégicos, fundamentados em critérios de especialização inteligente e alinhados às competências produtivas dos Ecossistemas Regionais de Inovação (ERI) do Rio Grande do Sul.
“Estamos cumprindo esse dever importante de, com transparência, apresentar esse edital do Inova RS, que constitui grande investimento que o Estado está buscando promover para direcionar nossa economia para a inovação, capaz de gerar empregos de acordo com as vocações de cada uma das regiões. Respeitando o que já havia sido feito em governos anteriores, criamos um programa em 2019 que dá suporte para a articulação regional, o primeiro passo para que a inovação seja construída”, destacou o governador Eduardo Leite.
LEIA TAMBÉM: Inovação em Saúde é tema de jornada promovida pelo Inova RS
Publicidade
O certame busca propostas de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) gaúchas em parceria com empresas, entidades da sociedade, serviços autônomos e órgãos do poder público que demonstrem interesse em executar projetos de inovação voltados ao desenvolvimento regional. O segundo edital do Inova RS apoiará projetos nos quais essa articulação entre poder público, iniciativa privada, academia e sociedade, em âmbito regional, tenha identificado como aqueles que melhor vão se conectar ao que é capaz de gerar transformação econômica nas regiões.
De acordo com o governador, o Inova RS pertence à estratégia de inovação do Estado, associado a outros recursos e outros editais, como o Startup Lab, já publicado, e outros certames que ainda serão lançados pela Sict. “É um edital de apoio ao fomento econômico, com forte componente de agregação em valor de novas tecnologias às nossas regiões, sem deixar nenhuma região para trás. Todas as oito regiões geográficas funcionais serão contempladas com pelo menos uma proposta, e o apoio continuará por meio de outros editais que já estão também em curso e deveremos lançar muito em breve para apoiar o desenvolvimento econômico e social do nosso RS”, informou o secretário Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb.
Os projetos devem levar em consideração as visões de futuro próprias de cada ecossistema regional de inovação do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte e Serra e Hortênsias. As propostas devem, ainda, evidenciar a aplicação de pelo menos uma das tecnologias portadoras de futuro (TPF) priorizadas pelo programa Inova RS. O prazo para a submissão das propostas será de 45 dias contados da publicação do edital no Diário Oficial do Estado (DOE). O prazo para a execução dos projetos é de 18 meses.
Publicidade
• Clique aqui e acesse arquivo com a apresentação do novo edital do Inova RS.
CRONOGRAMA
Lançamento do edital: 16/8/2021
Submissão de propostas: 18/9/21
Divulgação dos resultados preliminares: 23/10/21
Prazo para recursos: 30/10/21
Divulgação do resultado final (após recursos): 06/11/21
Sobre o Inova RS
Publicidade
O Inova RS visa conectar o Rio Grande do Sul para impulsionar transformações e, assim, incluir o Estado no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre participantes da quádrupla hélice da inovação – composta por empresas, sociedade, academia e governo. Por intermédio do fortalecimento dos ecossistemas regionais de inovação fomentado pelo programa, espera-se que até 2030 o RS seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.
LEIA TAMBÉM: Região quer ser referência nacional em inovação em 2030
Publicidade