O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou nessa segunda-feira, 9, um alerta amarelo, de perigo potencial, para parte do Rio Grande do Sul. Nessa área, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 20%. O órgão divulgou também um aviso de ondas de calor para parte do Estado. As temperaturas podem ficar até 5 graus acima da média. Essa advertência vale até a quinta-feira, 12.
LEIA TAMBÉM: Investidor compra parte do prédio da Verafumos; veja valor
A condição vai atingir o Norte do território gaúcho, próximo à divisa com Santa Catarina, em municípios como Bom Jesus, Erechim, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Getúlio Vargas, Lagoa Vermelha e Santa Rosa. Em Erechim, por exemplo, os termômetros no domingo já ultrapassaram os 30 graus na cidade.
Publicidade
Doze estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) receberam o alerta laranja de perigo devido à baixa umidade. Segundo o instituto, nesses locais a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.
Além do DF, o alerta vale para Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão. Em alguns locais, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%. Além de parte do Rio Grande do Sul, o alerta amarelo, de perigo potencial, vale para os estados do Acre, Amazonas e Santa Catarina.
LEIA TAMBÉM: Marta Nunes defende gestão compartilhada no município
Publicidade
A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as recomendações estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e evitar a prática de atividades físicas. Além disso, indica-se usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.
As ondas de calor devem atingir os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraná, parte de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nessas áreas, as temperaturas podem ficar até 5 graus acima da média.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.