Categories: Geral

Início da campanha de vacinação contra a gripe está indefinido

Realizada tradicionalmente nos meses que antecedem o inverno, a campanha de vacinação contra a gripe ainda não tem data confirmada para iniciar. A expectativa dos órgãos de saúde estadual e municipal era de que a aplicação das doses começasse no próximo dia 16. No entanto, os postos continuam sem as vacinas. Em consequência disso, conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde, a espera pela imunização deve se estender por, pelo menos, mais uma semana: até o dia 23. O Ministério da Saúde, contudo, não confirma a data.

Mesmo assim, o governo federal afirma que as vacinas serão disponibilizadas no período ideal, garantindo uma proteção eficiente, antes do pico de transmissão do vírus. As doses costumam ser distribuídas aos municípios duas semanas antes do início da campanha e a conscientização da população ocorre com dez dias de antecedência. De acordo com informações da assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, não há atrasos, mesmo sem uma data estabelecida para a vacinação. O anúncio será feito em entrevista coletiva com o ministro Ricardo Barros, mas o dia ainda não foi definido.

A produção da vacinas iniciou em setembro do ano passado, pelo Instituto Butantan. O imunizante leva até seis meses para ficar pronto. Em nota, a instituição afirmou que não há qualquer atraso na elaboração das doses, nem impasses com o Ministério da Saúde. Um dos fatores determinantes para a fabricação é a disponibilização de informações pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas do vírus que estão circulando com mais frequência pelo Hemisfério Sul.

Publicidade

 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.