Regional

Iniciativa inédita coloca pessoas com deficiência no palco das Danças de Salão

O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) abriu espaço neste domingo, 20, para a inclusão. Em iniciativa inédita, pessoas com deficiência intelectual ou múltipla apresentaram Danças Gaúchas de Salão, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. Cada região estava representada por um par.

LEIA TAMBÉM: Mesmo com o calor, público lota o Poliesportivo para prestigiar a arte gaúcha

Da 5ª Região Tradicionalista (RT), Eduarda Gabriele Foleto, de 15 anos, que tem paralisia cerebral, acompanhada do amigo Wellynton Graminho, foi a responsável por dar um show. Essa não foi a primeira vez que esteve no Enart, pois a invernada mirim do CTG Rincão da Alegria fez uma apresentação em 2019, e ela estava junto.

Publicidade

Apesar da experiência, Eduarda se dedicou nos ensaios que antecederam a apresentação deste domingo. “Eu gosto de dançar e de usar vestido de prenda. Me sinto muito feliz por estar aqui”, resumiu. A patroa do Rincão da Alegria, Carla Borba, é uma das principais apoiadoras dela.

A coordenadora da 5ª RT acredita que essa iniciativa representa os novos rumos que o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) está tomando. “É um caminho de inclusão e solidariedade”, disse, destacando a arrecadação de brinquedos para o programa Natal Fraterno. Mais de 3 mil itens já foram doados.

LEIA TAMBÉM: Veja quem são os finalistas da Força A do Enart

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.