Iniciativa de Santa Cruz fica em segundo lugar em premiação nacional de inovação no esporte

A família Peçanha celebrou uma importante conquista no último final de semana, durante o Congresso Olímpico Brasileiro, realizado no Centro de Convenções de Salvador. Um dos grandes momentos foi a entrega do Prêmio Esporte Inovação, que selecionou iniciativas que podem trazer soluções para temas como descoberta de talentos para o esporte. A pista de velocidade Peçanhas’s Runners, localizada na Praça Siegfried Heuser, no centro de Santa Cruz do Sul, ficou em segundo lugar no evento, que distribuiu premiação em dinheiro aos três primeiros colocados e viagem aos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

“As seletivas dos projetos começaram ano passado e passaram por muitas triagens avaliadas por especialistas, até chegar nos cinco finalistas. Ter ficado na segunda colocação é uma chancela, uma confirmação de que nosso sonho e ideia sempre estiveram certos. Mais feliz que ganhar o prêmio é saber que nosso projeto poderá revolucionar a descoberta de talentos em velocidade para o esporte nacional, pois ele funciona 24 horas por dia e é acessível à população”, comentou Juliano Peçanha, que idealizou o medidor de velocidade de pedestres na versão fixa para parques e praças.

“Queremos que todos os municípios do Brasil tenham, no mínimo, um equipamento.” Os autores do projeto vice-campeão foram também os irmãos Fabiano e Luciano Peçanha, profissionais de Educação Física, e a atleta e mestranda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Jaqueline Weber. A pista em Santa Cruz é alimentada por energia solar, e a população pode baixar o aplicativo (Teste de Velocidade – Peçanha’s Runners) e registrar as marcas. “Além de descobrir talentos, a pista de velocidade já tem sido uma revolucionária forma de esporte, lazer e entretenimento”, destacou Luciano.

Publicidade

No Rio Grande do Sul, a pista também está instalada em Lajeado. No restante do País já tem em Boa Vista, Roraima; Itaquaquecetuba e Votorantim, em São Paulo; Aracaju, em Sergipe; Salvador, São Lourenço e Concórdia, em Santa Catarina. O evento é um dos maiores voltados à excelência esportiva, reunindo palestrantes nacionais e internacionais, além de bate-papos sobre temas relevantes da atualidade, exposições e vivências de esportes olímpicos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.