Santa Cruz do Sul

Infraestrutura, social, econômico e voluntariado: entenda os quatro eixos do programa Superação

Um plano abrangente foi lançado na manhã dessa sexta-feira, 10, pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, com foco na reconstrução das áreas e setores mais afetados pela enchente, em especial no Bairro Várzea e Rio Pardinho. Batizado de Superação, o suporte terá grande importância para enfrentar a crise atual.

O Superação está dividido em quatro eixos: Infraestrutura, Social, Econômico e Voluntariado. Cada um deles tem como objetivo não apenas reconstruir o que foi perdido, mas também fortalecer a comunidade e criar uma cidade mais resiliente. A apresentação do programa foi feita pela prefeita Helena Hermany, no Palacinho, com a presença de representantes de entidades. “Algumas ações já estão em andamento e outras serão feitas. Além disso, algumas medidas precisam passar pela Câmara de Vereadores.”

Programa apresentado por Helena contempla ações para mitigar efeitos da enchente | Foto: Claudine Friedrich

LEIA TAMBÉM: Nível do Rio Pardinho volta a subir e possibilidade de novos alagamentos preocupa

Publicidade

Devido à grande precipitação no município, além das enchentes, os riscos de deslizamentos em áreas altas da cidade aumentaram. Segundo a prefeita, um estudo geográfico e projeto de engenharia para contenção e estabilidade do solo está sendo realizado no Bairro Belvedere, que na semana passada teve que ser evacuado pelo alto risco de deslizamento de encostas. 

Durante as adversidades climáticas, o trabalho dos órgãos de segurança tem sido crucial para salvar vidas. No programa, consta a reativação do Conselho da Defesa Civil, que já existia, mas nunca foi operacionalizado. “Com ele, poderemos coordenar esforços em situações de emergência e dar suporte à Defesa Civil. Além disso, criaremos um fundo para recebermos recursos para o órgão”, ressaltou Helena.

LEIA TAMBÉM: Após cheia, risco de deslizamentos preocupa municípios da região

Publicidade

Outra ação envolve uma parceria com a concessionária de energia RGE, que consiste na remoção da vegetação próxima de cabos elétricos e a recuperação da rede para restabelecer o serviço de internet no interior. A chefe do Executivo destacou que linhas de crédito junto ao Banco do Povo também devem ser criadas para ajudar os empreendedores afetados pela enchente. “Estamos estudando como fazer, mas gostaríamos que fosse juro zero e houvesse prazo de carência para as pessoas pagarem.”

Os quatro eixos

  • Eixo Infraestrutura – Recuperação e Prevenção
    Visa a recuperação e modernização da infraestrutura da cidade para prevenir desastres. Isso inclui a recuperação de estradas, iluminação em parceria com a RGE, abastecimento de água em colaboração com a Corsan, e a modernização de sistemas de drenagem. Além disso, estão em andamento medidas como a revitalização do Conselho da Defesa Civil e a implementação de um Fundo de Recursos Específicos para o desenvolvimento de ações. Um estudo geológico e projeto executivo de engenharia de contenção e estabilidade de solos e taludes, garantindo uma resposta ágil e eficaz diante de adversidades, estão em andamento.
  • Eixo Social – Assistência e Apoio
    Concentra-se em fornecer assistência direta às pessoas afetadas pelas enchentes. Isso inclui a distribuição de kits de emergência, assistência psicossocial, apoio jurídico e burocrático, isenção do IPTU e facilitação do acesso a recursos para reconstrução das vidas das famílias. Além disso, o deslocamento de todos os moradores da Praia dos Folgados para áreas totalmente seguras.
  • Eixo Econômico – Recuperação e Estímulo
    Para revitalizar a economia local, o programa oferece subsídios para empresas afetadas, incentivos fiscais, capacitação empresarial e linhas de crédito especiais para reconstrução dos negócios. Estão previstos ainda programas de capacitação e geração de emprego para reintegrar as pessoas afetadas ao mercado de trabalho.
  • Eixo Voluntariado – Engajamento Comunitário
    Visa congregar a comunidade e as empresas na reconstrução da cidade. Isso inclui campanhas de sensibilização, eventos de mobilização comunitária, parcerias com instituições educacionais e religiosas, e reconhecimento do trabalho voluntário.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.