Embora o trânsito seja um dos grandes causadores de mortes e acidentes graves em todo o mundo, o ano de 2021 foi mais tranquilo nas ruas de Santa Cruz do Sul. Iniciativas com foco em educação no trânsito podem ter sido as responsáveis pela redução nos números apresentados pelo Departamento de Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob) no balanço de final de ano.
Em comparação com o ano anterior, os autos de infração expedidos em Santa Cruz do Sul tiveram redução de 35%. Em 2020, foram emitidos 5.077 autos de infração, contra 3.333 ao longo de 2021. Os motivos para a autuação dos condutores foram os mais variados, como estacionamento irregular, embriaguez ao volante, uso de celular, desrespeito ao sinal vermelho do semáforo, entre outros.
Já com relação à remoção de veículos, a queda nos números se mostrou ainda mais expressiva no último ano. Em 2020, foram recolhidos 785 veículos e no ano passado 377. Os agentes de trânsito atenderam, em 2021, mais de 900 chamadas telefônicas via 118 e promoveram 714 ações de apoio a eventos e obras realizados dentro do perímetro urbano. Essas ações tiveram como foco a orientação dos motoristas e a prevenção de acidentes.
Publicidade
Parte da redução no número de infrações cometidas no último ano também pode ser atribuída às restrições de um ano ainda fortemente marcado pela pandemia. Porém, de acordo com o coordenador da Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Cassiano Rauber, isso se deu somente no primeiro trimestre, período de maior contágio e com visível diminuição no tráfego. “A pandemia não influenciou muito em 2021, pois foi no primeiro trimestre que tivemos uma redução no movimento e depois normalizou. Os números estão diminuindo ano a ano e isso é resultado de todo um trabalho de conscientização”, explicou ele.
Ainda dentro do cenário da pandemia e para fazer valer as regras contidas nos decretos de distanciamento social, destacam-se, em 2021, as operações realizadas, em conjunto com a Guarda Municipal e a Brigada Militar, para combater as aglomerações e evitar o contágio. Essas ações foram intensificadas no período de maior avanço das contaminações.
Um total de 208 operações foram executadas no ano passado, incluindo perturbação do sossego público e cumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta, na Avenida Imigrante e em outros pontos críticos da cidade.
Dentre as iniciativas voltadas à educação no trânsito estão blitz, palestras em escolas, distribuição de material de orientação a pedestres e motoristas, participação em campanhas, eventos, entre outras.
Publicidade
LEIA MAIS: A cada ano, mais de mil pessoas se envolvem em acidentes em Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.