Cultura e Lazer

“InfiniMundo”: filme gravado no interior de Santa Cruz e Sinimbu ganha trailer; assista

Localidades do interior de Sinimbu e de Santa Cruz do Sul, especialmente às margens do Rio Pardinho, foram atingidas por um rastro de devastação entre o final de abril e o início de maio. A trágica enchente deixou danos significativos e tornou irreconhecíveis pontos antes conhecidos pelas belezas naturais e construções históricas. No entanto, em breve esses locais serão eternizados nas telonas de todo o Brasil como um mundo de fantasia, pelas mãos dos cineastas Diego Müller e Bruno Martins, em seu longa-metragem InfiniMundo.

A produtora GM/2 Filmes divulgou o trailer do filme na última quarta-feira, 19 de junho, quando é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. A produção nacional foi totalmente ambientada em locais do interior dos dois municípios, como o Travessão Dona Josefa, em Santa Cruz, e Linha Rio Grande, em Sinimbu. As localidades foram transformadas na cidade fictícia de Bons Costumes, um lugar mágico e fantástico com personagens peculiares.

LEIA MAIS: InfiniMundo deve chegar ao grande público no segundo semestre deste ano

Publicidade

InfiniMundo será o primeiro longa-metragem de escala nacional ambientado nos municípios, em projeto idealizado e viabilizado devido à Santa Cruz Film Comission. Além de toda a equipe por trás das câmeras, formada por profissionais de extenso currículo, o elenco conta com figuras de renome, como Vitor Novello, Laura Dutra, Nicolas Vargas e Nelson Freitas, ao mesmo tempo que envolve figurantes da região.

Diego Müller, que conduz a GM/2 Filmes junto com seu irmão Pablo, conta que a premissa do filme é falar de amor. “As pessoas podem esperar uma mensagem bacana de otimismo, de resiliência, de amor, da gente aceitar as diferenças e conviver com elas. Eu acho que a principal mensagem do filme é que pra amar alguém a gente não precisa transformar ninguém; as pessoas se conhecerem, se aceitarem, as diferenças são fundamentais para isso”, descreve.

LEIA MAIS:

Publicidade

A escolha de utilizar municípios da região como cenário para o filme veio da ligação de Diego com Santa Cruz do Sul – ele é natural de Montenegro e viveu por muitos anos na cidade-polo do Vale do Rio Pardo. Em 2021, quando visitava o município para o Festival Santa Cruz de Cinema, convidou o diretor carioca Bruno Martins para conhecer a região.

Eles percorreram os possíveis ambientes para filmagens e perceberam a oportunidade que tinham de torná-los um ambiente mágico. “As locações se encaixaram perfeitamente para que a gente pudesse fazer uma intervenção e transformar elas nesse lugar fantástico”, frisa. O diretor comenta que tiveram de procurar muito até encontrarem o local perfeito. “Rodamos muito até encontrar Travessão Dona Josefa. Foi curioso, porque estávamos quase desistindo, um calorão, quando vimos a pontinha da igreja e aí encontramos o que queríamos”, contou durante uma oficina no ano passado.

Ainda, a equipe contou com o apoio das prefeituras de Santa Cruz e Sinimbu, com auxílio nas negociações com fornecedores, na segurança e no transporte.

Publicidade

LEIA MAIS: Diretor detalha etapas de ‘InfiniMundo’ em oficina do Festival de Cinema

Assista ao trailer de InfiniMundo

Cenários do filme foram devastados pela enchente

Um ano após as gravações, decorridas em abril de 2023, um choque atingiu os locais onde InfiniMundo foi rodado. Diversas locações, ambientadas nas proximidades do Rio Pardinho, foram devastadas pela enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul e a região. Linha Rio Grande, em Sinimbu, onde parte de Bons Costumes ganhou forma, chegou a ficar ilhada devido à queda da estrutura da chamada Ponte da Graxeira, que faz a ligação da localidade com o centro da cidade.

Publicidade

LEIA MAIS: InfiniMundo: gravação de filme transforma interior de Santa Cruz em fantasia

Uma publicação nas redes sociais do InfiniMundo comparou as imagens do filme com registros após a enchente devastadora do final de abril e do começo de maio de 2024.

A catástrofe climática e os impactos nos locais de gravação foram um choque para a equipe do InfiniMundo, que ficou sabendo da tragédia por meio de integrantes que vivem em Santa Cruz do Sul. Diego menciona que os realizadores do filme fizeram doações em dinheiro para ajudar na reconstrução de Sinimbu. “A gente ficou muito sensibilizado em ver que o lugar que a gente filmou se transformou praticamente num cenário de guerra. Foi muito triste de ver. O bom é que o filme, de alguma forma, é uma lembrança boa e bonita desses lugares”, comenta.

LEIA MAIS: Gravação de filme é motivo de empolgação no interior

Quando InfiniMundo chegará ao público?

Após as gravações do longa-metragem terem movimentado Santa Cruz do Sul e Sinimbu em abril do ano passado, a expectativa do público é pela estreia do filme. Diego conta que a divulgação é um processo, que passa primeiro pelos festivais e após pode seguir para as salas de cinema e, então, para a televisão, o streaming e as exibições públicas.

Atualmente, o InfiniMundo está inscrito em festivais de expressão no Brasil e no mundo, como de Gramado, do Rio de Janeiro, de Veneza, na Itália, e de Havana, em Cuba. Agora, aguarda a seleção oficial para saber se será exibido ou não. A estreia será no primeiro festival em que o longa-metragem for selecionado, com a tendência de que seja ao longo do segundo semestre de 2024.

LEIA MAIS: Setor audiovisual vai receber mais de R$ 4 milhões em Santa Cruz

Diego explica que, somente após o circuito de festivais, o filme se torna um produto comercial e então pode ser distribuído ao público. A intenção dos realizadores é que, passada essa etapa, o que deve ocorrer ao final do ano, seja realizada uma exibição do InfiniMundo para o público em Sinimbu, em uma parceria com a Prefeitura.

“Quando ele já estiver disponível nas salas de cinema e já em processo de ser distribuído nos streamings, a gente vai organizar, sim, uma exibição tanto em Santa Cruz quanto em Sinimbu, ou num lugar que contemple as duas comunidades, para que a galera possa conhecer o filme”, comenta o diretor. “Nossa expectativa é que o filme alcance o maior número de pessoas”.

Veja frames do filme

Frames do filme dirigido por Diego Müller e Bruno Martins: eles mostram uma série de situações que integram a história | Fotos: Bruno Polidoro/GM/2 Filmes/Divulgação/GS

Sinopse

InfiniMundo é uma inventiva e delicada história sobre a busca pelo amor e o poder inestimável dos valores humanos. O roteiro retrata um universo fabular, atemporal e pincelado com tintas de brasilidade. Em uma lúdica cidade fictícia, um jovem contador de histórias apaixona-se pela estrela da banda de música local, mas na hora de declarar seu amor pela moça, a cidade é invadida por forasteiros e ele precisará utilizar de sua destreza e sabedoria para contornar a situação e vivenciar esse tão esperado amor.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.