A infidelidade financeira é a segunda maior causadora de separações no Brasil e no mundo. A traição relacionada ao dinheiro vem fazendo estragos nos relacionamentos, podendo ser tão grave quanto uma relação extraconjugal. Segundo uma pesquisa da SPC Brasil, o tema finanças, para 45,6%, dos casais é motivo de brigas.
O mesmo estudo aponta que 21% dos entrevistados só conversam sobre o dinheiro em família quando a situação financeira é ruim, e apenas 13,7% antes de ter um problema. Metade dos que moram com familiares acredita que algum membro da família prejudica o equilíbrio do orçamento familiar (51,1%), sendo que o mais mencionado é o cônjuge ou companheiro.
LEIA TAMBÉM: Reserva financeira: entenda o que é e porque é importante montar uma
Publicidade
Outro ponto de alerta é que muitas aquisições são omitidas, ocorrendo isso com mais frequência em relação a roupas, calçados, acessórios – bolsas, cintos, bijuterias (46,8% entre mulheres e 48,9% na Classe A/B) -, seguido dos itens de maquiagem, perfumes e cremes. Gastos com comidas, guloseimas, gastos em saídas para bares, restaurantes, cinema, teatro acontecem entre 40,30% dos homens. Ponto de alerta é que a ajuda financeira para familiares também faz parte dessa lista.
Mas, afinal, o que é traição financeira ou infidelidade financeira?
A traição financeira acontece a partir do momento em que uma das pessoas em uma relação esconde informações da outra, ou quando começa a extrapolar o que estava combinado entre elas. Essa infidelidade pode desencadear muitos problemas psicológicos e financeiros, além de comprometer a produtividade no trabalho e até nas atividades básicas do dia a dia.
LEIA TAMBÉM: Endividamento das famílias gaúchas atinge maior índice já registrado em pesquisa da CNC
Publicidade
Segundo a pesquisa da SPC Brasil, o principal fator para acontecer a traição financeira é por falta de diálogo entre os casais, e os motivos para não informarem são: evitar brigas ou conflitos; prioridades diferentes; reserva para gastar como quiserem no dia a dia; e não gostar de pessoas controlando seu dinheiro. Para recuperar a confiança após a infidelidade nas finanças é imprescindível conversar sobre dinheiro, deixando clara a real situação financeira a todos os integrantes da família.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade