Uma fala da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, motivou manifestação do deputado federal Marcelo Moraes (PL). A chefe do Executivo, durante entrevista na Rádio Gazeta FM 107,9 na última semana, afirmou ter enviado um documento aos senadores e deputados solicitando que as emendas parlamentares sejam encaminhadas apenas para a saúde. A justificativa é de que os recursos destinados pelos políticos para outras áreas como pavimentações precisam, na maioria das vezes, de contrapartidas do munícipio, o que dificulta a execução.
LEIA TAMBÉM: Câmara realiza reunião especial para debater emendas parlamentares
“Quando precisa complementar com dinheiro do município, tem que tirar de áreas que não são tão prioritárias para nós, mas para os deputados sim. E isso também gera expectativa na comunidade. Esses recursos que vem de emenda são onerosos, os projetos requerem muitas especificações. Então para evitar, solicitei que mandassem tudo para a saúde, que é mais simples o processo. Temos os hospitais e entidades como Apae e a Copame onde esses recursos vão ser muito bem aplicados”, disse Helena Hermany.
Publicidade
A declaração não agradou o deputado federal Marcelo Moraes (PL). Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na manhã desta segunda-feira, 6, o parlamentar classificou a fala como “infeliz e irresponsável”. Moraes ainda explicou a dinâmica do recebimento dos valores, já que o recurso só é liberado para a prefeitura, quando a obra está licitada.
LEIA TAMBÉM: Obras da UTI Pediátrica de Santa Cruz devem terminar até agosto
“Enviamos nos últimos quatros anos mais de R$ 30 milhões em emendas. Alguns recursos já foram colocados nos hospitais, como na UTI Pediátrica, por exemplo. Os outros estão empenhados e depositados aguardando a execução por parte da prefeitura. Então eu solicito a prefeita que reveja a forma que vem conduzindo os recursos dos deputados e execute o que já está empenhado, porque não está agredindo a mim, mas sim pessoas que dependem delas, como é o exemplo da creche da João Alves e da UBS Bom Jesus”, salientou.
Publicidade
Ainda, segundo Moraes, para esse ano já estão previstos o encaminhamento de R$ 10 milhões em emendas para os hospitais da região e também algumas associações. “Entendemos que quando a obra não é executada pela Prefeitura, conseguimos concretizar a entrega com maior agilidade”. O parlamentar ainda disse estar em dúvida se deve mandar os recursos após a declaração. “Prefeitos de outros municípios me ligaram dizendo que se a prefeita de Santa Cruz não quer recursos, eles querem. É ruim para a população um governo que diz não para recursos, mas nós mesmo sendo oposição, colocamos sempre a população em primeiro lugar”, finalizou.
Ouça a entrevista na íntegra
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!