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Infância protegida: guia de relacionamento com o público infantil completa um ano

Foto: Divulgação

Em 2020, a Mercur lançou o Guia de Relacionamento com o público infantil, com o objetivo de valorizar e preservar a infância. O documento, construído com diferentes profissionais e áreas da empresa, traz as diretrizes de como a Mercur deve se relacionar com as crianças em diferentes aspectos, desde os processos de cocriação, pontos de venda, escolas, até as visitas às instalações da empresa.

A construção se baseou na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC) – no que diz respeito à valorização e preservação da infância – e no desejo da empresa em contribuir com a formação de consumidores mais conscientes – o que no entendimento da Mercur passa por preservar as crianças do assédio comercial e não incentivar a banalização do hábito de consumir. Entre as medidas tomadas estão a não realização de qualquer publicidade direcionada a crianças e o intuito de preservar o público infantil da relação com a empresa até os 12 anos de idade.

Nesse sentido, os efeitos do guia incorporado na cultura organizacional podem ser percebidos, por exemplo, na campanha de educação “Aprender para vida”. Toda a comunicação é direcionada, principalmente, para adultos, pais e profissionais, que são os decisores da compra. “Esse cuidado e respeito acontece desde a releitura visual da campanha, que abriu mão de traços infantilizados, até a posição onde os cartazes serão colocados dentro das lojas. No layout dos expositores, elevamos a arte para a parte superior, para não ser um atrativo aos olhos das crianças, e isso se estende até a linguagem que aborda atributos dos produtos conectados com reflexões mais abrangentes” afirma Kathlen Santana, da área de relacionamento da Mercur.

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Essa decisão vem de uma interpretação do ECA, que considera que até os 12 anos de idade a pessoa ainda é criança. Entende-se que, com a chegada da adolescência, as pessoas possuem cada vez mais discernimento e condições críticas de compreender e significar a relação com as marcas.

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Para a Facilitadora de Coordenação da Mercur, Fabiane Lamaison, após um ano de implantação do guia na empresa, foi possível perceber o quanto esse olhar se mantém presente, transformando o processo de comunicação. “Na prática, temos tido o cuidado de nos relacionarmos com pais e educadores, preservando as crianças para serem livres em sua infância”. O primeiro ano do guia também é marcado por mudanças e a necessidade de protagonismo por parte das empresas em diversas áreas sociais, devido à pandemia de Covid-19.

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Nesse sentido, a Mercur segue acreditando no papel de evolução, em respeitar as pessoas que se relacionam com a empresa e garantir um direito. “É uma responsabilidade de toda a sociedade: a criança precisa ser preservada de práticas comerciais que instigam o consumo. Ainda assim, reforçamos que as práticas expressas no guia são orientações para a Mercur. São elas que nos inspiram! Se formos únicos ou incompreendidos de alguma maneira, seguiremos acreditando que esse é o caminho de construção de um mundo melhor. Confiamos que essa conduta ainda poderá inspirar muitas organizações”, acrescenta Fabiane.

O processo de cocriação do Guia de Relacionamento com o público infantil

Desde 2008, a Mercur vem promovendo diálogos e espaços internos para acolher diferentes opiniões na busca de construir e fomentar um mundo de um jeito bom para todo mundo – e isso inclui as crianças. Uma das primeiras decisões foi evitar o relacionamento e a aquisição de qualquer insumo com empresas que tenham na cadeia produtiva vínculos com o trabalho infantil exploratório.

A empresa estabeleceu vínculos com outros atores sociais, como o Instituto de Educação de Direitos Humanos Paulo Freire, que auxiliou a Mercur a repensar o próprio papel na educação e enxergar a atuação de forma mais crítica, e o Instituto Alana. Com este, compreendeu melhor quem eram as crianças e, por meio dos diálogos com esse parceiro, a empresa conseguiu avançar ainda mais nas reflexões sobre o relacionamento com público infantil.

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Os diálogos levaram a novas reflexões e mudanças, como repensar os processos de venda, abrir mão de realizar qualquer tipo de publicidade infantil, deixar de realizar campanhas de produtos de educação com imagem de crianças e estabelecer as bordas para a participação na concepção e desenvolvimento de produtos. Assim, em 2020, a Mercur assinou, junto ao Instituto Alana, no programa Criança e Consumo, um termo de compromisso público pelo fim do direcionamento de publicidade e comunicação mercadológica à criança e se comprometeu a criar, desenvolver e reproduzir as promoções, campanhas publicitárias e mensagens comerciais exclusivamente para o público adulto sem, em hipótese alguma, dirigi-las a crianças.

Todas as reflexões, mudanças, aprendizados e acúmulos da Mercur sobre o relacionamento com o público infantil estão sistematizadas no guia, que é uma forma de compreender o quanto a empresa cresceu nesse processo e o quanto ainda precisa melhorar. O material ainda demonstra todo o crescimento da empresa e é uma forma de se posicionar publicamente. Nesse primeiro ano, a Mercur buscou colocá-lo sempre em prática e permanecer atenta às ações, a fim de contribuir para a defesa dos direitos das crianças e na busca da construção de um mundo melhor. Para conhecer o Guia Jeito Mercur de Relacionamento com o Público Infantil é só acessar o site da Mercur.

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