A 1ª Semana da Indústria colocou os temas que fazem parte da pauta cotidiana deste setor em destaque em Santa Cruz do Sul. Tendo como motivador o Dia da Indústria, a última quarta-feira, a Associação Comercial e Industrial (ACI) mobilizou uma série de parceiros, como entidades, instituições, organizações e empresas (entre as quais se aliou a Gazeta Grupo de Comunicações), para fazer desta ocasião um momento de parada a fim de avaliar o presente e mirar igualmente o horizonte.
Foram o presidente da ACI, César Cechinato, e seu vice-presidente de Indústria, o empresário Tironi Paz Ortiz, com os demais colegas de diretoria, que se determinaram a fazer a Semana da Indústria acontecer. Numa avaliação das atividades realizadas, Cechinato se diz “muito entusiasmado, porque os objetivos fixados foram plenamente atingidos”.
Entre os motivadores para a iniciativa, o presidente da ACI menciona a necessidade de chamar a atenção da sociedade, das autoridades e dos formadores de opinião sobre a importância da indústria de transformação para a região, o Estado e o País. “Ainda é a indústria que paga os melhores salários, é a maior contribuinte da seguridade social, a que mais investe em P&D (inovação), mesmo sendo o segmento mais tributado, entre todas as mazelas daquilo que chamamos de Custo Brasil”, refere.
Publicidade
LEIA MAIS: Semana da Indústria debate o presente e o futuro do setor em Santa Cruz
A programação foi aberta na terça-feira à noite com a palestra do empresário Daniel Randon, na segunda edição do Projeto Gerir em 2022, e seguiu na quarta e na quinta-feira com painéis diversos. “Nesta Semana, apontamos caminhos para que a indústria recupere seu protagonismo, principalmente através da inovação. Relatamos cases inspiradores, formas de incentivo e financiamento, e avaliamos os caminhos para o futuro”, cita.
Um dos anfitriões foi justamente Tironi Paz Ortiz, que, com sua empresa, a Imply, sediou os painéis organizados em pleno Dia da Indústria. Ele entende que a 1ª Semana da Indústria foi um absoluto sucesso. “Abrimos com chave de ouro com a palestra do Randon, no Gerir. Seguimos com a série de cases apresentados no auditório da Imply, de instituições de crédito e financiamento, e ainda de sucesso na exportação. E fechamos com uma reflexão sobre a indústria 4.0 e a inovação tecnológica em curso em vários setores”, enumera Ortiz. “Desejamos que esse evento ingresse no calendário de Santa Cruz do Sul e se repita já no próximo ano. Estou muito satisfeito por termos podido oferecer à classe empresarial, e à comunidade em geral, essa oportunidade de aproximação, congraçamento e troca de experiências.”
Publicidade
Cechinato faz coro às palavras de Ortiz e informa que em breve a ACI pretende convidar os seus parceiros desta iniciativa para analisar, avaliar e já projetar a continuidade dela em 2023. “Se Santa Cruz do Sul é um dos principais Produtos Internos Brutos (PIBs) do Rio Grande do Sul, é principalmente por ter uma indústria forte e competitiva em termos mundiais”, salienta. E eventos como a Semana da Indústria, na interpretação de Cechinato, têm como propósito reforçar e consolidar cada vez mais essa posição e esse histórico de inserção nos mercados interno e externo.
LEIA TAMBÉM: Painelistas dizem que internet das coisas e ciência de dados mudarão a produção
Foi com as ponderações de um dos mais importantes empresários do Estado e do País que a 1ª Semana da Indústria teve início. O presidente das Empresas Randon, Daniel Randon, de Caxias do Sul, fez palestra no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na terça-feira. A vinda do gestor foi mediada por Tironi Paz Ortiz e por César Cechinato, e constituiu a atração da segunda edição no ano do Projeto Gerir – Workshops de Gestão Organizacional, iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações.
Publicidade
Esta ação institucional da Gazeta tem o patrocínio da Unisc e da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. O anfitrião da noite, o reitor da Unisc, Rafael Henn, comemorou a oportunidade de a instituição poder sediar a palestra de Randon, também acompanhada por estudantes de diversos cursos. “Deixo meus parabéns à Gazeta por essa iniciativa de trazer o Daniel Randon à cidade. A fala dele foi muito provocativa, nos faz pensar bastante no futuro.”
Henn lembra que a Randon leva adiante o propósito do fundador, Raul Randon, em todos os planejamentos e na tomada de decisão. “Chamaram-me atenção pontos como os propósitos da empresa, o foco nas pessoas, que sempre estão em primeiro lugar, as pessoas antes do negócio, e a inovação pensando no futuro. Tanto é que o grupo diversificou muito seus negócios, levando em conta justamente a inovação, o caráter empreendedor do fundador, muito presente nos filhos que conduzem os negócios”, frisa. “O evento foi ótimo e a escolha do palestrante, na minha opinião, perfeita para o momento”.
LEIA TAMBÉM: Semana da Indústria promove painéis e reflexão sobre o setor
Publicidade
Quem também avalia como muito valiosa a chance de ter ouvido Daniel Randon é o gestor administrativo-financeiro da Gazeta Grupo de Comunicações, Sydney de Oliveira, que compôs a mesa ao lado de Henn e de outras autoridades na abertura do Gerir. Para ele, a palestra de Randon, sobre o tema da inovação na indústria, proporcionou aos presentes (autoridades, empresários, lideranças, executivos, comunidade acadêmica e público em geral), a agregação de conhecimentos, traçando um panorama da situação atual da indústria. “Esta foi, entre os três setores (primário, secundário e terciário), a que menos demitiu durante a pandemia, e a que mais está absorvendo empregos após o arrefecimento da crise sanitária”, cita. “É um claro indicador da importância do setor secundário em nossa economia”.
Sydney lembra que o País se depara com grandes desafios na indústria: falta de insumos de produção, falta de mão de obra qualificada, gargalos de logística, alta carga tributária, concorrência desleal, entre outros. “Entretanto, o que conseguimos identificar é que, através de capacidade profissional, investimento em pessoas, técnicas de compliance, tecnologia de ponta, enfim, com um olhar diferente, com a preocupação também com o meio ambiente e com o aspecto social, é possível, sim, obter crescimento com desenvolvimento sustentável em nossos negócios.”
VEJA: VÍDEO: a indústria trilha os caminhos da inovação
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.