Ao vestir a indumentária gaúcha, você já se perguntou se algo é ou não permitido? Já quis saber mais sobre por qual motivo seguir algumas regras? São esses alguns dos questionamentos que devem ser abordados em curso de atualização promovido pelo Departamento Cultural e pelo prendado do DTG José Altivo dos Santos, do Clube dos Subtenentes e Sargentos de Santa Cruz do Sul.
A programação, nos dias 28 e 29 de outubro, será coordenada pelo palestrante e escritor Giovani Primieri, de Santa Catarina. De acordo com o patrão do DTG e diretor de Tradições Gaúchas, Daniel Henrique Christmann, a iniciativa surgiu a partir da ideia de contemplar os participantes do Projeto Borzeguito, mantido pela entidade.
LEIA TAMBÉM: Começam os preparativos para etapa inter-regional do Enart
Publicidade
Por meio dele, são atendidas 49 crianças e adolescentes, alguns em situação de vulnerabilidade social. “Até agora vínhamos trabalhando mais as danças tradicionais, mas a cultura gaúcha vai muito além. Por isso, passamos a desenvolver uma série de oficinas de formação tradicionalista”, afirma o também coordenador do grupo.
Além disso, a programação estará aberta para a comunidade tradicionalista local e regional e demais interessados. “Mesmo os que vivem dentro dos galpões têm dúvidas sobre a pilcha. Usá-la corretamente denota respeito à cultura. Queremos que as crianças e os adolescentes saibam disso. Nosso principal objetivo é poder dar subsídios para o pessoal que está aprendendo. Uma vez que quem aprende certo, não esquece mais”, afirma Christmann.
LEIA TAMBÉM: Busca por indumentária infantil aquece o mercado especializado
Publicidade
Para viabilizar a alimentação dos integrantes do Borzeguito durante os dias de programação, o DTG busca parceiros. Na noite do dia 28, inclusive, haverá apresentações dos grupos. “O curso vai ser, acima de tudo, uma aula de história, pois agrega uma gama de informações para que se conheça mais a fundo a indumentária gaúcha.”
Muito conhecido no meio, Primieri é autor do livro Indumentárias gaúchas – Dos bailes antigos aos tablados e realiza palestras em todo o Brasil. Na publicação com mais de 500 páginas, o estilista, declamador e professor de danças gaúchas retrata a história do uso da indumentária e as mudanças que foram feitas ao longo do tempo. O curso tem vagas limitadas. Mais informações no WhatsApp (51) 99971 3799.
LEIA TAMBÉM: Laçadores da 5ª Região Tradicionalista são premiados no Paraná
Publicidade
Saiba mais
O Departamento de Tradições Gaúchas José Altivo dos Santos, do Clube dos Subtenentes e Sargentos, em parceria com a empresa Flor Y Truco Regalos, desenvolve o projeto social Borzeguito. São 49 participantes, com idades entre 4 e 17 anos, que integram duas invernadas de danças tradicionais gaúchas, nas categorias mirim e juvenil. Para participar das atividades, eles recebem aulas, lanches e indumentárias de forma gratuita.
O Borzeguito tem como principal objetivo contribuir para a formação moral e cultural, com o desenvolvimento da saúde física e mental e na capacidade de interação social, por meio de atividades relacionadas à cultura, usos e costumes gaúchos. Assim, constitui-se numa ferramenta do processo de ensino e aprendizagem não formal.
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!