Esportes

Indonésia e Austrália estudam candidatura rival à Arábia Saudita para a Copa do Mundo 2034

A Indonésia negocia com a Austrália a apresentação de uma candidatura comum para sediar a Copa do Mundo de 2034. A informação foi divulgada pelo presidente da Federação Indonésia de Futebol, o milionário Erick Thohir. O principal concorrente é a Arábia Saudita, que conta com o apoio da Confederação Asiática de Futebol (AFC) é considerada a grande favorita a ser a escolhida para o Mundial de 2034.

“O lado australiano disse ‘vamos juntos’ e eu disse ‘Ok, estamos dispostos'”, informou Thohir nesta quarta-feira ao jornal australiano The Sydney Morning Herald. Ele é membro do governo indonésio e também foi dono da Inter de Milão durante a década de 2010.

LEIA MAIS: Sedes da Eurocopa para 2028 e 2032 são definidas pela Uefa

Publicidade

A Federação Australiana de Futebol confirmou na semana passada que estudava a viabilidade de uma candidatura para sediar o Mundial de 2034, mas sem mencionar um processo comum com a Indonésia. Veículos internacionais de notícia dão conta, ainda, que Malásia e Singapura podem se juntar à candidatura.

Na semana passada, a Fifa anunciou que a edição de 2030 da Copa do Mundo, quando o torneio completará 100 anos, será disputada em seis países, de três continentes diferentes: Espanha, Portugal, Marrocos, Argentina, Uruguai e Paraguai. Os três países sul-americanos vão receber apenas o primeiro jogo de suas respectivas seleções.

LEIA MAIS: Fifa surpreende ao anunciar Copa do Mundo de 2030 em três continentes

Publicidade

A Fifa aproveitou o anúncio para convidar candidaturas da Ásia e Oceania para a Copa seguinte. A Arábia Saudita, que tinha o objetivo de sediar o Mundial de 2030, confirmou a sua candidatura e larga na frente para receber a Copa de 2034.

O Fundo de Investimento Público (PIF) do país rico em petróleo investiu pesado nos quatro principais clubes da liga nacional – Al-Hilal, Al-Nassr, Al-Ittihad e Al-Ahli – e trouxe estrelas da Europa para jogar no futebol saudita, como Neymar, Cristiano Ronaldo, Karim Benzema, N’Golo Kanté, Roberto Firmino, entre outros.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

A injeção de dinheiro nos clubes faz parte de uma política de “sportwashing” do governo saudita, que usa o esporte para melhorar sua imagem perante à comunidade internacional em meio a denúncias de violação aos direitos humanos.

Indonésia e Austrália conversam desde março sobre a possibilidade de realizarem o Mundial. Eles têm até 31 de outubro para apresentar uma candidatura, prazo fixado pela Fifa para manifestar o desejo de sediar a competição. A próxima Copa do Mundo, em 2026, será a primeira a ser disputada com 48 seleções, e não mais 32, e também será a primeira com sedes em três países: Estados Unidos, México e Canadá.

LEIA MAIS: Argentina conquista o tricampeonato mundial e consagra Lionel Messi

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.