O avanço da vacinação tem se mostrado um fator fundamental para conter a Covid-19 no Vale do Rio Pardo. Em entrevista à Rádio Gazeta nesta quinta-feira, 12, a coordenadora regional de saúde, Mariluci Reis, comemorou a melhora dos indicadores regionais.
Segundo Mariluci, a região vive um momento mais confortável, com números abaixo, inclusive, da média estadual. “Estamos com uma taxa de mortalidade acumulada de sete dias por 100 mil habitantes em 1,4. Já o Estado está em 2,0. Também estamos com uma taxa de ocupação dos leitos clínicos em cerca de 63%, é uma situação confortável e tranquila.”
Mariluci Reis destaca a importância da vacinação para a melhora dos indicadores, mas lembra que outros cuidados para evitar a transmissão da doença seguem sendo necessários. “A vacinação mostra que baixa as internações, a ocupação dos leitos de UTI. Isso não quer dizer que o vírus não seja transmissível, pois, mesmo com a pessoa vacinada, o contágio continua. É importante continuar usando máscara e álcool gel, além de outros cuidados.”
Publicidade
LEIA MAIS: Preocupada com novas variantes, vigilância estadual recomenda manutenção de medidas preventivas
A coordenadora regional de saúde considera que a imunização na região está em uma crescente positiva. Ao todo, 60% já receberam a primeira dose e 28% estão com o esquema vacinal completo. “São 205 mil vacinadas com a primeira, 93 mil com a segunda dose e 9,6 mil com a dose única.”
Segundo Mariluci Reis, muitos municípios têm se esforçado para incentivar que as pessoas retornem às unidades de saúde para completar o esquema vacinal. Ela lamentou que algumas pessoas queiram escolher a vacina que vão receber, o que também atrasa o avanço da campanha de imunização. “É um egoísmo a pessoa não se vacinar ou escolher vacina. A vacina melhor é a que estiver disponível. O não ser imunizado para escolher a dose atrasa o esquema vacinal. A ciência correu tanto para o nosso conforto e em contraponto queremos escolher.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Procura é baixa, mas Santa Cruz aguarda maior cobertura para ampliar público-alvo
Na quarta-feira, 11, o Governo do Estado antecipou a previsão de imunização dos gaúchos com a primeira dose para o dia 25 deste mês. A estimativa anterior era o dia 30 de agosto. Mariluci Reis afirma que é difícil prever se a região toda vai conseguir alcançar este objetivo exatamente no dia 25, mas deve ser próximo desta data. “Tudo vai depender do quantitativo que virá para a região nas próximas semanas.”
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade