Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

41%

Índice de isolamento tem queda de três pontos percentuais no Estado

Foto: Rafaelly Machado

Justamente no momento de maior avanço dos casos de Covid-19, o Rio Grande do Sul registrou queda significativa no índice de isolamento social. Na semana passada, entre 19 e 25 de julho, 41,4% dos moradores do Estado evitaram sair de casa. Na semana anterior a taxa era de 44,5%.

O governo do Estado supõe que as condições meteorológicas, com temperaturas mais altas, levaram mais gaúchos a relaxarem o distanciamento. Em alguns dias da última semana, o percentual dos que ficaram em casa no Rio Grande do Sul chegou a ficar abaixo da média nacional para o período, que foi de 40%. Nos dias úteis, a média estadual foi de 38,7%, subindo para 48% no fim de semana.

LEIA MAIS:
Região de Santa Cruz fica na bandeira laranja
Confirmados 21 novos casos de Covid-19 em Santa Cruz

Publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o distanciamento social como principal medida de prevenção da Covid-19 e diz que o ideal seria que 70% das pessoas não saíssem de casa. O mínimo recomendado é de 50%.

Gráfico mostra variação do índice de distanciamento no Rio Grande do Sul

Na última semana, a região de Santa Cruz do Sul foi uma das que tiveram piores índices de isolamento: em dias úteis, quase 65% das pessoas saíram de casa. No fim de semana, 46,5% atenderam aos pedidos de distanciamento.

Os dados são apurados a partir da geolocalização de telefones celulares. Um sistema, gerido pela empresa InLoco, identifica onde o telefone passa a noite e registra se ele se afasta pelo menos 450 metros daquele local durante o dia. O levantamento das informações é feito sem exposição de nenhum dado pessoal do usuário.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.