Na semana passada, entre os dias 26 de julho e 1º de agosto, 36% das pessoas na região de Santa Cruz do Sul ficaram dentro de suas casas nos dias úteis. No domingo, 26, e no sábado, 1º, o índice foi de 44%. Os dados são do governo estadual e foram apurados por meio da geolocalização dos telefones celulares – processo que não envolve exposição de dados pessoais.
As taxas nessa semana indicam que mais pessoas na região atenderam aos pedidos de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19 de segunda a sexta-feira – na semana anterior a taxa nos dias úteis era de 35%. No fim de semana, no entanto, houve queda de mais de dois pontos percentuais: nos dias 19 e 25 o índice de isolamento havia sido de 46,5%.
LEIA MAIS: Índice de isolamento tem queda de três pontos percentuais no Estado
Publicidade
Mais uma vez, a exemplo da semana entre 19 e 25 de julho, o percentual da população que ficou em casa na região de Santa Cruz foi menor do que a média estadual. No Rio Grande do Sul todo, 40% das pessoas ficaram em casa nos dias úteis da semana que passou e no fim de semana a taxa subiu para 47%. No Brasil, a média foi de quase 39% em dias úteis e 44% aos sábados e domingos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de isolamento ideal para frear o avanço do novo coronavírus seria de 70%. O recomendado é que as taxas se mantenham acima de 50%, para evitar o contágio de muitas pessoas em um período curto de tempo e o colapso dos sistemas de saúde.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade