O comércio brasileiro começa a dar sinais de recuperação. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice de confiança do setor subiu de 74,9 pontos para 82,1 em agosto. Semelhante a um termômetro, quanto maiores esses números, mais confiante o comerciante está em seu negócio e na economia do País.
A pesquisa mostra ainda que o aumento da confiança está disseminado entre os diversos ramos do comércio – de 13 segmentos pesquisados, 12 apresentaram avanços. Quando se observam os dados, a melhora ocorreu em oito dos 13 ramos; no indicador de expectativas, todos os 13 segmentos apareceram mais confiantes.
Os números da FGV apurados junto a 1.208 empresas do Brasil podem ser sentidos, ainda que de forma leve, nas ruas de Santa Cruz do Sul. Entre os comerciantes, a opinião é de que embora os resultados não sejam os ideais, as perspectivas são boas. Para os mais otimistas, o pior passou e agora o momento é de dar uma guinada com ações que visem a fomentar as vendas. A chegada do fim de ano também deve colaborar para isso.
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