A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou, nesta terça-feira, 23, a lista completa dos indicados ao Oscar. O anúncio foi transmitido ao vivo no site, nas redes sociais e no YouTube da Academia, sob comando dos atores Zazie Beetz e Jack Quaid.
Oppenheimer lidera o Oscar 2024, com 13 indicações. Destacando o físico J. Robert Oppenheimer, o filme conta a história da criação da bomba atômica na Segunda Guerra Mundial. O cientista comandou o Laboratório de Los Alamos, nos Estados Unidos, onde criou o projeto que se transformou em uma das maiores armas já vistas pela humanidade. Com três horas, a obra de Christopher Nolan era considerada a favorita para as principais categorias. Nesta terça, recebeu indicações para melhor filme, direção, roteiro, trilha sonora original, entre outros. As atuações de Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Emily Blunt também foram destaques como melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante.
LEIA TAMBÉM: Cine Bailinho exibirá filmes na Praça da Bandeira neste domingo
Publicidade
Barbie, de Greta Gerwig, também foi destaque com oito indicações, incluindo melhor filme. Com Margot Robbie fora da lista de melhor atriz, seus parceiros de cena, Ryan Gosling e America Ferreira, concorrem como melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante, respectivamente. A trilha sonora do longa também foi reconhecida. What Was I Made For?, de Billie Eilish, e I’m Just Ken, interpretada por Ryan Gosling, concorrem a melhor canção. Gerwig não disputa a estatueta para melhor direção.
Tanto o filme de Martin Scorsese, Assassinos da Lua das Flores, quanto a versão de Frankenstein de Yorgos Lanthimos, Pobres Criaturas, também foram amplamente celebradas pelo Oscar – o primeiro recebeu 10 indicações e o segundo, 11.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: compare os personagens de “Renascer” nas edições de 1993 e 2024
Publicidade
Pobres Criaturas, inclusive, desbancou o sucesso de bilheteria Barbie. Estrelado por Emma Stone, o longa acompanha Bella Baxter sendo trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter após morrer na era vitoriana. A obra foi destaque no Globo de Ouro e também venceu, em 2023, o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza.
Já no filme de Scorsese, a protagonista, Lily Gladstone se tornou a primeira indígena norte-americana a ser indicada como melhor atriz. É a décima vez que Scorsese concorre como melhor diretor. Com o filme, Leonardo DiCaprio não disputa a estatueta para melhor ator.
LEIA TAMBÉM: Público vive expectativa em torno da estreia de “Nosso Lar 2”
Publicidade
A Sociedade da Neve, filme do diretor espanhol J.A. Bayona, foi indicado como melhor filme internacional. A adaptação do livro homônimo de Pablo Vierci conta a história da equipe de rúgbi uruguaia, vítima de um acidente aéreo na Cordilheira dos Andes, em 1972, que se submeteu ao frio, fome, sede para sobreviver nas montanhas por 72 dias. O longa também concorre na categoria de melhor maquiagem e cabelo.
A 96ª entrega do maior prêmio do cinema está marcada para o dia 10 de março. O comediante Jimmy Kimmel irá liderar a apresentação da cerimônia.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.