Um ditado do mundo do saber diz que cada um de nós pode viver apenas uma vida: a sua. No entanto, a leitura, sim, oportuniza vivenciar muitas vidas, ao levar para os mais variados ambientes, inclusive para o passado, e até para o futuro, para mundos que ainda nem intuímos ou dos quais sequer suspeitamos. Pois nesta quarta-feira, 7, a população de Santa Cruz do Sul e da região tem mais uma oportunidade de ter contato com essas muitas vidas que a literatura proporciona. É a derradeira visita que a 33ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul oferece, uma vez que esse evento culmina nesta data.

Que, por feliz coincidência, é também o dia em que os brasileiros enaltecem a Independência do Brasil. E neste ano não se trata de uma celebração convencional: ocorre que a Nação festeja exatos 200 anos desde que, em 1822, nossa terra se emancipou de Portugal. Desfiles, homenagens e atos cívicos marcarão a data, como esta edição da Gazeta do Sul detalha. Mais do que noticiar, a Gazeta se alia aos gestos para enaltecer a Pátria, com capa especial alusiva e conteúdo especial de cunho histórico, o que inclui uma Bandeira.

Os dois eventos, a Feira do Livro e a celebração da Independência, estão intimamente relacionados. Afinal, a quem labuta no universo da educação, não escapará que a emancipação individual e coletiva, a independência que tanto prezamos, só é possível de ser alcançada com esclarecimento, inteligência e saber. A emancipação econômica, esta até pode ocorrer por lance de sorte, por feliz acaso, ou pela persistência em projeto financeiro. Mas saber, cultura, conhecimento não combinam com sorte ou acaso; implicam em dedicação, persistência, atualização e leitura constante. No Dia da Independência, pois, nenhum ato poderia ser mais oportuno do que visitar a Praça Getúlio Vargas e, ali, adquirir um livro (ou alguns livros).

Publicidade

Boa Independência!

LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.