Categories: Regional

Indenização a produtores passa de R$ 120 milhões

Uma marca indesejável, mas que vai proporcionar um aporte financeiro a famílias rurais e uma injeção na economia de muitos municípios. Assim pode-se descrever a maior indenização relativa a danos causados por granizo no cultivo do tabaco a ser paga pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) a partir de amanhã. O repasse aos inscritos no Sistema Mutualista atingidos na atual safra vai superar os R$ 120 milhões. 

Um quarto deste valor, informa o tesoureiro Marcílio Drescher, compõe o primeiro lote de indenizações, que contempla produtores que liquidaram suas ordens de pagamento (OPs) até o dia 16 de fevereiro. Os associados receberão o valor que lhes cabe conforme opção prévia, diretamente na Afubra, por depósito bancário ou nas suas empresas. O montante é referente somente a prejuízos gerados por granizo. A entidade mantém também benefícios relativos a danos em estufas, estes inferiores à safra anterior.

A indenização é aguardada com ansiedade pelos produtores, embora fique abaixo da receita que muitos projetavam para esta safra. Clécio e Rosemeri Kroth, com propriedade em Linha Austria, no interior de Santa Cruz do Sul, ainda lidam com a frustração de ver a promissora lavoura de 18 mil pés de tabaco arrasada em minutos de granizo intenso.

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.