Inclusão vai estar em foco durante o Agosto Laranja em Santa Cruz do Sul

O Agosto Laranja, celebrado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul pela primeira vez no ano passado, terá nova edição em 2022. A proposta é de um mês com programação especial voltada à conscientização para a inclusão social e contra a discriminação das pessoas com deficiência.

A escolha do laranja vem da margarida, a flor símbolo da Apae. Trata-se de uma cor vibrante, alegre e cheia de criatividade. Também em agosto, ocorre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28, sendo o 22 de agosto o Dia Nacional do Excepcional.

LEIA TAMBÉM: Dia de Luta da Pessoa com Deficiência: entenda o que é capacitismo

Publicidade

Conforme a assessora de comunicação da Apae, Aline Kramer, a edição deste ano deverá ser ainda maior, tendo como principal objetivo promover debates sobre a inclusão das pessoas com deficiência em todas as áreas, bem como seus direitos e deveres. “Queremos trazer mais conhecimento às entidades que militam na causa das pessoas com deficiência, falando de temas relevantes sobre a inclusão tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade civil, quebrando alguns tabus e questões sobre capacitismo.”

O Agosto Laranja terá o apoio de muitas entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a empresa de consultoria Realidade Acessível, Prefeitura Municipal, Associação Santa-Cruzense de Pessoas com Deficiência (Aspede) e Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Compede), entre outros.

LEIA TAMBÉM: “Precisamos de uma sociedade mais acessível”, diz presidente do Compede

Publicidade

Um calendário de eventos está sendo preparado com lives que serão transmitidas pelas páginas do Facebook, Instagram e YouTube da Apae. “Vamos construir alguns eventos presenciais, como a praça inclusiva, que ocorrerá na Praça Getúlio Vargas, provavelmente no dia 21 de agosto, data que marca o início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual”, adianta a assessora de comunicação da Apae.

LEIA TAMBÉM: Agosto Laranja: mês de conscientização e celebração nas Apaes

Já estão abertas as inscrições para a consultoria gratuita

A parceria da Apae com a empresa de consultoria Realidade Acessível será realizada a partir do workshop Ferramentas para uma cultura mais inclusiva e diversa, que está alinhado com a campanha Agosto Laranja. O objetivo é contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência, envolvendo instituições públicas e privadas a partir da compreensão de que esse tema é uma luta de todos. Três empresas serão selecionadas e vão receber a consultoria gratuitamente. Para concorrer, elas precisam se inscrever através de um link disponível na página do Instagram da empresa (@realidadeacessivel), ou pelo e-mail realidadeacessivel@gmail.com.

Publicidade

As inscrições vão até o dia 17 deste mês. A equipe da Realidade Acessível entrará em contato com as três empresas escolhidas, que serão conhecidas no próximo dia 23, e vai realizar uma visita para alinhar os tópicos a serem abordados, conforme as necessidades de cada uma delas. O workshop presencial ou online será agendado para agosto, de acordo com a disponibilidade da equipe da Realidade Acessível e das empresas. A duração da visita às selecionadas será de aproximadamente uma hora, e o workshop terá no máximo três horas.

LEIA TAMBÉM: Senado aprova prioridade na matrícula de crianças e adolescentes com deficiência

O objetivo da iniciativa é incentivar as empresas locais a desenvolverem ou aprimorarem estratégias para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso. O foco é dar mais clareza sobre os direitos das pessoas com deficiência, uso de conceitos e nomenclaturas, situações do cotidiano e benefícios de um ambiente inclusivo.

Publicidade

“A nossa meta é fazer com que a cultura capacistista ocorra naturalmente nas relações dessas empresas, gerando a sensação de pertencimento”, ressalta Lisandra Inês Metz, uma das fundadoras da Realidade Acessível. “Acreditamos na potência de processos inclusivos que possuam estratégias contextualizadas e alinhadas com a realidade da empresa, permitindo soluções mais acessíveis e somando na luta pela inclusão.”

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: os obstáculos no caminho dos cadeirantes de Santa Cruz

Cronograma da capacitação

  • Primeira etapa: inscrições até o dia 17 deste mês, através de link disponível na página do Instagram da empresa Realidade Acessível (@realidadeacessivel), ou pelo e-mail realidadeacessivel@gmail.com.
  • Segunda etapa: seleção das três empresas que irão receber o workshop gratuito. A divulgação das selecionadas ocorrerá no dia 23 deste mês.
  • Terceira etapa: a equipe da Realidade Acessível entrará em contato com as três empresas selecionadas e fará uma visita para alinhar os tópicos do workshop de acordo com as necessidades de cada uma delas (de 27 de junho a 22 de julho)
  • Etapa final: workshop presencial ou online que será agendado para o mês de agosto, de acordo com a disponibilidade da equipe da Realidade Acessível e das empresas. A visita às empresas selecionadas vai durar em torno de uma hora e o workshop terá a duração máxima de três horas.
Os fundadores da Realidade Acessível, Lisandra e Diego, vão oferecer informação

A empresa

A Realidade Acessível teve início em abril de 2020 como um projeto social e, atualmente, está no início da transição para empresa. Os fundadores, Diego Armando Müller e Lisandra Inês Metz, compreenderam que era necessário juntar a teoria de Lisandra, que é advogada e pesquisadora, com as experiências de Diego, que é cadeirante.

Publicidade

Desde então, os dois vêm criando conteúdo digital para auxiliar empresas com soluções acessíveis e inclusivas. Além disso, eles desenvolvem serviços como palestras, workshops, capacitações e consultorias para em breve poder ofertar isso a empresas e ajudá-las a construir uma cultura inclusiva.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa inédita no Estado aponta que para cada quatro meninos existe uma menina com autismo

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.