Em 2021 e 2022, Rio Pardo tem o maior número de ocorrências em âmbito de Estado | Foto: Divulgação
A atual safra de tabaco já registra 9,5% mais ocorrências de granizo em lavouras de tabaco no comparativo com a temporada imediatamente anterior, no conjunto dos três estados da região Sul do Brasil. Conforme levantamento realizado pelo Departamento de Mutualidade da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a partir de solicitação prévia da Gazeta do Sul, no período 2022/23, 4.996 associados que se inscreveram junto à entidade foram atingidos, contra 4.559 associados na temporada anterior. A diferença é de 437 ocorrências a mais no atual ciclo, com muitos danos especialmente em municípios do Paraná.
LEIA MAIS: Granizo volta a causar prejuízos em lavouras de tabaco na região
Na microrregião que engloba o Vale do Rio Pardo, até o momento os registros são menores: na safra atual houve 400 associados atingidos por granizo, enquanto no ciclo anterior eram 500. No caso específico de Santa Cruz do Sul, igualmente há recuo significativo: na temporada 2022/23 há 28 registros, enquanto em 2021, no mesmo período do ano, já eram 95.
Publicidade
Em realidade de Rio Grande do Sul, um município da região, no caso, Rio Pardo, é o que apresenta o maior número de ocorrências à entrada de novembro, tanto nesta safra quanto na anterior. No ciclo 2021/22, 129 associados haviam tido lavouras de tabaco atingidas por granizo; na temporada atual, já são 220 atingidos em Rio Pardo, novamente, assim, o município com mais ocorrências.
LEIA TAMBÉM: Lavouras de trigo chegam ao ponto de colheita na região
A tendência é de que, a partir de agora, com as lavouras alcançando o estágio de pleno desenvolvimento das plantas, e com o início da colheita em todo o centro do Rio Grande do Sul, os prejuízos financeiros fiquem significativamente maiores a cada nova incidência de granizo. Em várias localidades do Vale do Rio Pardo, do Vale do Taquari e também do Vale do Jacuí Centro, na semana passada houve incidências de granizo, e os estragos, nesses casos, tendem a se acentuar.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.